DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Bacharelado Interdisciplinar, Projeto PedagógicoResumo
Este estudo objetivou caracterizar a interdisciplinaridade no âmbito do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - BC&T de uma universidade federal localizada no estado de Minas Gerais, com base no proposto pelos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares e respaldado em obras de autores como: Lenoir (1998), Japiassu (1976), Coimbra (2000), Fazenda(2010), Fortunato e Confortin (2013), Tosta (2011), Almeida (2010) e Morin (2003). Propôs verificar se o curso, através do seu Projeto Pedagógico e das ações didático-pedagógicas, encontra-se em consonância com as diretrizes e princípios norteadores dos Bacharelados Interdisciplinares - BIs em relação à interdisciplinaridade. Para isso, foi desenvolvido estudo de cunho qualitativo e quantitativo com a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo, este último com a utilização de questionários aplicados a alunos do quinto e sexto períodos e realização de entrevistas semiestruturadas com professores. Em resposta à questão principal da pesquisa foi verificado que, de um modo geral, no contexto do curso não é adotada metodologia interdisciplinar conforme previsto nas diretrizes e princípios norteadores dos BIs. Com base na análise dos dados e apoiados no aporte teórico dos autores consultados, foram apresentadas propostas que visam contribuir para a difusão da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos BIs. Além disso, previu contribuir para o desenvolvimento científico da temática de modo a possibilitar novas discussões que visem garantir a efetividade de ações interdisciplinares nas instituições educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.