DEL PROYECTO PEDAGÓGICO AL AULA: LA INTERDISCIPLINARIEDAD EN EL CONTEXTO DEL CURSO BC&T

Autores/as

  • Patricia Baldow Guimarães Universidade Federal dos Vales do Jeqitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Altamir Fernandes de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Antônio de Pádua Magalhães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palabras clave:

Interdisciplinariedad, Titulación Interdisciplinar, Proyecto Pedagógico

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo caracterizar la interdisciplinariedad dentro del curso de Licenciatura Interdisciplinaria en Ciencias y Tecnología - BC&T en una universidad federal ubicada en el estado de Minas Gerais, con base en lo propuesto por las Referencias Orientadoras para Licenciaturas Interdisciplinarias y Similares y respaldado por trabajos de autores como como: Lenoir (1998), Japiassu (1976), Coimbra (2000), Fazenda (2010), Fortunato y Confortin (2013), Tosta (2011), Almeida (2010) y Morin (2003). Propuso verificar si el curso, a través de su Proyecto Pedagógico y de las acciones didáctico-pedagógicas, está en consonancia con las orientaciones y principios rectores de los Bachilleratos Interdisciplinarios - BIs en relación a la interdisciplinariedad. Para ello se realizó un estudio cualitativo y cuantitativo con investigación bibliográfica, investigación documental y estudio de campo, este último con el uso de cuestionarios aplicados a estudiantes de quinto y sexto semestre y entrevistas semiestructuradas a docentes. En respuesta a la pregunta principal de investigación, se constató que, en general, en el contexto de la carrera, no se adopta la metodología interdisciplinaria prevista en las orientaciones y principios rectores de las IB. Con base en el análisis de los datos y sustentados en el aporte teórico de los autores consultados, fueron presentadas propuestas que pretenden contribuir a la difusión de la interdisciplinariedad en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las IB. Además, preveía contribuir al desarrollo científico del tema con el fin de posibilitar nuevas discusiones encaminadas a garantizar la eficacia de las acciones interdisciplinarias en las instituciones educativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Baldow Guimarães, Universidade Federal dos Vales do Jeqitinhonha e Mucuri - UFVJM

    Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialização em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Graduação em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: coordenação, assessoria, planejamento, supervisão e orientação de atividades de ensino; Educação a Distância; tecnologias educacionais; formação de professores.

    Telefone: (33) 98852 8780

  • Altamir Fernandes de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Professor Doutor de Dedicação Exclusiva (DE) do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Diamantina-MG, áreas de Administração, Economia e Gestão de Projetos dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias: Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal. PÓS-GRADUAÇÃO - Atuou como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (PPGTAS/UFVJM Câmpus de Teófilo Otoni) e hoje atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), ministrando as disciplinas Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos de Pesquisa // Criatividade e Inovação em Instituições Educacionais // Administração: Teoria e Estruturas Organizacionais, com orientações e coorientações nas áreas de Gestão de Instituições Educacionais, Gestão de Projetos, Higiene e Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. GESTÃO EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL - Esteve como responsável pela Chefia do referido Departamento de Zootecnia (2017/2018) e foi Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) em 2019. Atuou também como Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis e como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, com grande experiência adquirida entre jan. 2020 e ago. 2020. ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ORGANIZAÇÃO PRIVADA - Trabalhou por 13 anos na Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG Distribuição S.A. onde ganhou experiência em Gestão de Pessoas e Administração. Na empresa, atuou em diversas áreas, dentre elas a Gestão de Serviços e suas aplicações em Meio Ambiente, Qualidade e Segurança do Trabalho; Gerenciamento de Projetos em parceria com a Universidade Federal de Lavras - UFLA-MG com o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D D428) multidisciplinar, tema de seu doutoramento em Engenharia Florestal pela mesma Universidade: energia elétrica, organizações e administração, parcerias público-privadas, espécies para arborização urbana, gestão pública municipal. FORMAÇÕES - É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP-MG, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela AVM. - É Bacharel em Relações Internacionais e também é Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, com MBA em Diplomacia e Relações internacionais pela mesmo Instituição, onde se encontra atualmente cursando o Bacharelado em História. - Mestrado em Química [Área de Concentração: Físico-Química] pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. - Doutorado em Engenharia Florestal [Área de Concentração: Ciências Florestais] pela Universidade Federal de Lavras - UFLA-MG. - Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIFAL-MG, Licenciatura em Música e Licenciatura em Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas Gerais - UNIS-MG, e Licenciatura em História pela Universidade de Santo Amaro - UNISA.

    Telefone: (35) 99103 9998

  • Antônio de Pádua Magalhães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Concluiu o Doutorado e o Mestrado em História da Ciência na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF, pós-graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Atua como professor Adjunto III, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Campus Mucuri, desde setembro de 2010, lecionando a disciplina Questões de História e Filosofia da Ciência no curso de Ciência e Tecnologia. Além disso, nesta mesma Instituição, foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção no período de 2011 a 2015 e atua como docente e orientador no Programa de Mestrado em Educação - PPGEd, linha de pesquisa Educação e Tecnologias aplicadas em Instituições Educacionais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, desenvolvendo atividades nos seguintes temas: história da ciência, experimentos e instrumentação para o ensino da Física, mecânica, eletromagnetismo, óptica e ondulatória. Realiza pesquisas e trabalhos nas linhas: a) História, Ciência e Cultura com estudos sobre as formas de se considerar a natureza, o homem e as técnicas desenvolvidas dentro de diferentes contextos culturais, sua inter-relação com outras formas de conhecimento e com outras culturas, a transmissão desses conhecimentos e suas transformações na história. b) História e Teoria da Ciência com estudos que, levando em conta especialmente a abordagem histórica voltada às transformações de conceitos científicos, à sua transmissão e aos debates tanto epistemológicos quanto metodológicos relacionados. c) Tecnologias aplicadas à Educação. Desenvolveu trabalhos de orientação e atuou como professor no Programa de Mestrado em Educação e Linguagem do Centro Universitário de Caratinga - UNEC, tendo sido seu vice-coordenador e também no Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário de Caratinga - UNEC. (In memoriam).

Publicado

2023-10-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
DEL PROYECTO PEDAGÓGICO AL AULA: LA INTERDISCIPLINARIEDAD EN EL CONTEXTO DEL CURSO BC&T. edur [Internet]. 2023 Oct. 25 [cited 2025 Dec. 24];39(39). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39599