DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T

Autores

  • Patricia Baldow Guimarães Universidade Federal dos Vales do Jeqitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Altamir Fernandes de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Antônio de Pádua Magalhães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Bacharelado Interdisciplinar, Projeto Pedagógico

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar a interdisciplinaridade no âmbito do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - BC&T de uma universidade federal localizada no estado de Minas Gerais, com base no proposto pelos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares e respaldado em obras de autores como: Lenoir (1998), Japiassu (1976), Coimbra (2000), Fazenda(2010), Fortunato e Confortin (2013), Tosta (2011), Almeida (2010) e Morin (2003). Propôs verificar se o curso, através  do  seu  Projeto Pedagógico e  das  ações didático-pedagógicas,  encontra-se  em consonância com as diretrizes e princípios norteadores dos Bacharelados Interdisciplinares - BIs em relação à interdisciplinaridade. Para isso, foi desenvolvido estudo de cunho qualitativo e quantitativo com a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo, este último com a utilização de questionários aplicados a alunos do quinto e sexto períodos e realização de entrevistas semiestruturadas com professores. Em resposta à questão principal da pesquisa foi verificado que, de um modo geral, no contexto do curso não é adotada metodologia interdisciplinar conforme previsto nas diretrizes e princípios norteadores dos BIs. Com base na análise dos dados e apoiados no aporte teórico dos autores consultados, foram apresentadas propostas que visam contribuir para a difusão da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos BIs. Além disso, previu contribuir para o desenvolvimento científico da temática de modo a possibilitar novas discussões que visem garantir a efetividade de ações interdisciplinares nas instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Baldow Guimarães, Universidade Federal dos Vales do Jeqitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialização em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Graduação em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: coordenação, assessoria, planejamento, supervisão e orientação de atividades de ensino; Educação a Distância; tecnologias educacionais; formação de professores.

Telefone: (33) 98852 8780

Altamir Fernandes de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Doutor de Dedicação Exclusiva (DE) do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Diamantina-MG, áreas de Administração, Economia e Gestão de Projetos dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias: Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal. PÓS-GRADUAÇÃO - Atuou como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (PPGTAS/UFVJM Câmpus de Teófilo Otoni) e hoje atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), ministrando as disciplinas Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos de Pesquisa // Criatividade e Inovação em Instituições Educacionais // Administração: Teoria e Estruturas Organizacionais, com orientações e coorientações nas áreas de Gestão de Instituições Educacionais, Gestão de Projetos, Higiene e Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. GESTÃO EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL - Esteve como responsável pela Chefia do referido Departamento de Zootecnia (2017/2018) e foi Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) em 2019. Atuou também como Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis e como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, com grande experiência adquirida entre jan. 2020 e ago. 2020. ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ORGANIZAÇÃO PRIVADA - Trabalhou por 13 anos na Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG Distribuição S.A. onde ganhou experiência em Gestão de Pessoas e Administração. Na empresa, atuou em diversas áreas, dentre elas a Gestão de Serviços e suas aplicações em Meio Ambiente, Qualidade e Segurança do Trabalho; Gerenciamento de Projetos em parceria com a Universidade Federal de Lavras - UFLA-MG com o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D D428) multidisciplinar, tema de seu doutoramento em Engenharia Florestal pela mesma Universidade: energia elétrica, organizações e administração, parcerias público-privadas, espécies para arborização urbana, gestão pública municipal. FORMAÇÕES - É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP-MG, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela AVM. - É Bacharel em Relações Internacionais e também é Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, com MBA em Diplomacia e Relações internacionais pela mesmo Instituição, onde se encontra atualmente cursando o Bacharelado em História. - Mestrado em Química [Área de Concentração: Físico-Química] pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. - Doutorado em Engenharia Florestal [Área de Concentração: Ciências Florestais] pela Universidade Federal de Lavras - UFLA-MG. - Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIFAL-MG, Licenciatura em Música e Licenciatura em Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas Gerais - UNIS-MG, e Licenciatura em História pela Universidade de Santo Amaro - UNISA.

Telefone: (35) 99103 9998

Antônio de Pádua Magalhães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Concluiu o Doutorado e o Mestrado em História da Ciência na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF, pós-graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Atua como professor Adjunto III, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Campus Mucuri, desde setembro de 2010, lecionando a disciplina Questões de História e Filosofia da Ciência no curso de Ciência e Tecnologia. Além disso, nesta mesma Instituição, foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção no período de 2011 a 2015 e atua como docente e orientador no Programa de Mestrado em Educação - PPGEd, linha de pesquisa Educação e Tecnologias aplicadas em Instituições Educacionais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, desenvolvendo atividades nos seguintes temas: história da ciência, experimentos e instrumentação para o ensino da Física, mecânica, eletromagnetismo, óptica e ondulatória. Realiza pesquisas e trabalhos nas linhas: a) História, Ciência e Cultura com estudos sobre as formas de se considerar a natureza, o homem e as técnicas desenvolvidas dentro de diferentes contextos culturais, sua inter-relação com outras formas de conhecimento e com outras culturas, a transmissão desses conhecimentos e suas transformações na história. b) História e Teoria da Ciência com estudos que, levando em conta especialmente a abordagem histórica voltada às transformações de conceitos científicos, à sua transmissão e aos debates tanto epistemológicos quanto metodológicos relacionados. c) Tecnologias aplicadas à Educação. Desenvolveu trabalhos de orientação e atuou como professor no Programa de Mestrado em Educação e Linguagem do Centro Universitário de Caratinga - UNEC, tendo sido seu vice-coordenador e também no Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário de Caratinga - UNEC. (In memoriam).

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Baldow Guimarães, P., Fernandes de Oliveira, A., & Magalhães, A. de P. (2023). DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39599

Edição

Seção

Artigos