EDUCAÇÃO SEXUAL:

UMA ANÁLISE SOBRE LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS EM DIFERENTES CONTEXTOS POLÍTICOS

Autores

  • Thiene Pelosi Cassiavillani Universidade Federal do ABC
  • Mirian Silva Pacheco Albrecht Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Educação Sexual, gênero, sexualidade, legislação

Resumo

A oferta de Educação Sexual nas escolas pode contribuir de forma significativa para a diminuição das violências motivadas por questões relativas a gênero e sexualidade. Essa Educação Sexual precisa ir além das questões puramente biológicas, abordando diversas outras temáticas, como corpo, prazer, consentimento e violência, além das questões mais óbvias de gênero, sexualidade e diversidade. Porém, para realizá-la, professoras, e professores, precisam ter o respaldo dos documentos oficiais e legislação vigente. O objetivo desta pesquisa é verificar como aparecem as questões concernentes à Educação Sexual, gênero e sexualidade nas leis, decretos e demais publicações norteadoras da Educação brasileira, assim como relacioná-los aos contextos sócio-políticos em que foram publicados. Para isso, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica por esses documentos, abrangendo o período de 1990 e 2018, e focamos nossa análise em vinte e oito deles. A análise demonstrou que, de fato, a legislação não só permite, mas determina que a Educação Sexual seja realizada nas escolas. No entanto, os diferentes contextos políticos possuem grande impacto na maneira como a ela aparece nos documentos, ora de maneira explícita, ora subjetiva e diluída no discurso da diversidade e, no momento recente, completamente silenciada. Além disso, recorrentes ciclos de avanços e retrocessos nos diferentes contextos políticos desde a redemocratização culminaram em políticas de Educação Sexual cheias de lacunas e descontinuidades, sem que fosse desenvolvida uma lei específica sobre o tema, impedindo sua consolidação dentro das escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiene Pelosi Cassiavillani, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Tem experiência na área de ensino de idiomas. Realizou traduções para o português e versões para o inglês, bem como revisões de livros e trabalhos acadêmicos. Atualmente trabalha na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), Divisão de Extensão e Divulgação Científica, Seção de Divulgação Científica da Universidade Federal do ABC. É autora de livros sobre Divulgação Científica. Atua como membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade. Atualmente é mestranda no Programa de Ensino e História das Ciências e da Matemática, com pesquisa na área de Educação Sexual e Sexualidade.

Mirian Silva Pacheco Albrecht, Universidade Federal do ABC

Professora associada na área de Ensino de Ciências na Universidade Federal do ABC. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp/Campinas (2007). Mestre em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru (2002). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). Trabalhou como professora da Educação Básica na rede pública do município de Uberlândia (1993 ? 2004). Trabalhou como docente na Universidade Federal de Uberlândia (2002 - 2004), na Universidade Cruzeiro do Sul (2005 - 2008) e na Universidade Federal de Goiás (2008- 2009). Desde 2009 é integrante do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Atuou na coordenação do curso de Ciências Biológicas como coordenadora (2013-2015) e também como vice-coordenadora (2011- 2012 e 2016-2017.) Foi coordenadora institucional do Pibid (2010 - 2014) e coordenadora da área de Ciências no Pibid-UFABC (2014-2018). Coordena o curso de Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10". Atua no Programa de Pós-graduação em História e Ensino das Ciências e Matemática da UFABC. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: CTS, Questões sociocientíficas, Currículo, Educação em sexualidade, Psicanálise e Educação.

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Pelosi Cassiavillani, T., & Silva Pacheco Albrecht, M. (2023). EDUCAÇÃO SEXUAL: : UMA ANÁLISE SOBRE LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS EM DIFERENTES CONTEXTOS POLÍTICOS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39794

Edição

Seção

Artigos