Narrativas de nosso tempo: notas sobre a canção popular como experiência de formação

Autores

  • Julia Pinheiro ANDRADE

Palavras-chave:

canção, Música popular brasileira, educação, experiência estética, Modernidade

Resumo

Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre figuras recentes da modernidade cultural brasileira, de modo a evidenciar o sentido formativo que a experiência estética pode assumir no campo da educação. Discutem-se a forma da canção brasileira e as especificidades de cancionistas que elaboram uma experiência da cidade de São Paulo, explorando a canção como forma narrativa. A pesquisa constela imagens da cidade em momentos críticos de seu desenvolvimento e reflete sobre as diferentes experiências estéticas como experiências de formação (especialmente significativas para os jovens). Consideramos, assim, a canção como um rito cotidiano com o poder de afirmar e negar o sujeito na cultura tensa e contraditória da metrópole, na medida em que a decanta como experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

ANDRADE, J. P. (2023). Narrativas de nosso tempo: notas sobre a canção popular como experiência de formação. Educação Em Revista, 25(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39815

Edição

Seção

Artigos