A EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Fabiana Pinheiro Barroso UFVJM

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este texto objetiva analisar o processo de constituição profissional das coordenadoras pedagógicas de creches e pré-escolas, a partir das experiências sociais por elas vividas no contexto da Educação Infantil. O artigo ancora-se conceitualmente nas Pedagogias da Infância e da Educação Infantil, articuladas à sociologia da experiência, formulada por François Dubet (1996). Do ponto de vista metodológico, o material empírico foi produzido por meio de análise documental e entrevistas com seis coordenadoras pedagógicas de Turmalina, cidade situada na porção setentrional do estado de Minas Gerais e, consecutivamente, foi submetido à análise de conteúdo. As análises desse material permitiram verificar que elas atuam a partir de diferentes lógicas de ação para se constituírem profissionais, o que incide no processo de construção de suas profissionalidades. O estudo evidencia a emergência de um estatuto epistemológico que defina as funções devidas à coordenação pedagógica de creches e pré-escolas, tendo em vista as especificidades sociopolíticas e pedagógicas da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância de Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG). Professor do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), Brasil.

E-mail:<sandrovssantos@gmail.com>.

 

Fabiana Pinheiro Barroso, UFVJM

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Univeridade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Secretaria Municipal de Educação de Turmalina, Minas Gerais (MG), Brasil.

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Santos, S. V. S. dos, & Barroso, F. P. (2023). A EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39825

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.