TRAÇANDO O SISTEMA DE ATIVIDADE DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIMENSÕES DE ANÁLISE

Autores

Palavras-chave:

teoria da atividade, trabalho docente, educacao profissional e tecnologica, sistema de atividade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a atividade de trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica a partir dos pressupostos da Teoria da Atividade de perspectiva histórico-cultural. Para tal, realizamos a observação das aulas ao longo de um semestre e entrevistas com dois docentes de um curso técnico de nível médio ofertado por uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais. A partir dos dados coletados, procedemos uma análise do trabalho docente e sistematizamos suas dimensões em um Sistema de atividade, baseando-nos nos estudos desenvolvidos por Engeström (2016, 2013, 2002) acerca da Teoria da Atividade de perspectiva histórico-cultural. Por fim, concluímos que para a elaboração de um sistema de atividade de trabalho docente é fundamental uma aproximação da atividade de trabalho, o que viabilizaria o preenchimento de cada um dos polos de tal sistema, bem como evidenciaria a existência de aspectos singulares, relacionados, sobretudo, à experiência e aos valores de cada um dos sujeitos, que perpassam a atividade e ultrapassa aquilo que pode ser sistematizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Valadares Lima, CEFET-MG / UFMG

Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora convidada da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Técnico-Administrativa em Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Daisy Moreira Cunha , UFMG

Pós-Doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM/Paris. Pós-Doutorado na Universidade de Paris X. Doutorado em Filosofia (Epistemologia e História da Filosofia) na Aix-Marseille Université. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais. Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Lima, N. V., & Moreira Cunha , D. . (2024). TRAÇANDO O SISTEMA DE ATIVIDADE DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIMENSÕES DE ANÁLISE. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40018

Edição

Seção

Artigos