Corporeidade e dança para bebês

Um estudo de revisão sistemática

Autores

  • Amanda Paulino Rossini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP
  • Fernanda Rossi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

Palavras-chave:

dança, corporeidade, bebês, educação

Resumo

Com o objetivo de identificar o estado da arte da produção acadêmica acerca de processos pedagógicos que relacionem corporeidade e dança para bebês, este estudo de revisão sistemática da literatura investigou as potencialidades dos resultados encontrados nos estudos para impulsionar a dança nos berçários, bem como as lacunas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e bibliográfica, que analisou 21 trabalhos publicados entre os anos de 2007 e 2020. Constatamos que há um reconhecimento crescente da totalidade humana (sem superação da dicotomia corpo e intelecto), assim como o aumento de trabalhos que discutem as especificidades dos bebês, especialmente nos estudos advindos da região Sul do país. Os estudos destacaram o processo de mudanças pelo qual passam as concepções de corpo e de Educação Física para os bebês e, na sua maioria, consideraram-nos como sujeitos ativos que se comunicam, criam cultura e descobrem o mundo (físico, social e cultural) por meio do corpo. Ademais, estudos consideraram a dança e as artes como caminhos para o desenvolvimento humano integral desde os bebês. Concluímos que apesar da relação entre corporeidade e dança para os bebês ser um tema pouco estudado no campo acadêmico-científico, o potencial simbólico e humanizador desta relação foi considerado nos estudos, evidenciando que há espaços para a elaboração de outras pesquisas e ações pedagógicas com este tema, suprindo as lacunas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Paulino Rossini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

Atualmente está cursando graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru/ desde 2019). É Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física, cadastrado no CNPq. Participou como bolsista e voluntária do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - (edital de 2020 - 2022). Em 2019 - 2020, também participou como voluntária no PIBID (edital de 2018 - 2020). Possui graduação em Administração pela Universidade Sagrado Coração (USC-Bauru/2016) e Especialização em Marketing Digital (USC-Bauru/2017). Possui interesse nas áreas de Corporeidade e Movimento na Educação Infantil e cultura da Infância.

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru. Pós-doutora pela Faculdade de Educação da USP e pela Faculdade de Ciências, UNESP Bauru. Doutora e Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro. Licenciada plena em Educação Física pela UNESP Bauru. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física, cadastrado no CNPq.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Paulino Rossini, A., & Rossi, F. (2024). Corporeidade e dança para bebês: Um estudo de revisão sistemática. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40238

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)