Corporeidade e dança para bebês

Um estudo de revisão sistemática

Autores

  • Amanda Paulino Rossini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP
  • Fernanda Rossi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

Palavras-chave:

dança, corporeidade, bebês, educação

Resumo

Com o objetivo de identificar o estado da arte da produção acadêmica acerca de processos pedagógicos que relacionem corporeidade e dança para bebês, este estudo de revisão sistemática da literatura investigou as potencialidades dos resultados encontrados nos estudos para impulsionar a dança nos berçários, bem como as lacunas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e bibliográfica, que analisou 21 trabalhos publicados entre os anos de 2007 e 2020. Constatamos que há um reconhecimento crescente da totalidade humana (sem superação da dicotomia corpo e intelecto), assim como o aumento de trabalhos que discutem as especificidades dos bebês, especialmente nos estudos advindos da região Sul do país. Os estudos destacaram o processo de mudanças pelo qual passam as concepções de corpo e de Educação Física para os bebês e, na sua maioria, consideraram-nos como sujeitos ativos que se comunicam, criam cultura e descobrem o mundo (físico, social e cultural) por meio do corpo. Ademais, estudos consideraram a dança e as artes como caminhos para o desenvolvimento humano integral desde os bebês. Concluímos que apesar da relação entre corporeidade e dança para os bebês ser um tema pouco estudado no campo acadêmico-científico, o potencial simbólico e humanizador desta relação foi considerado nos estudos, evidenciando que há espaços para a elaboração de outras pesquisas e ações pedagógicas com este tema, suprindo as lacunas existentes.

Biografia do Autor

  • Amanda Paulino Rossini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

    Atualmente está cursando graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru/ desde 2019). É Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física, cadastrado no CNPq. Participou como bolsista e voluntária do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - (edital de 2020 - 2022). Em 2019 - 2020, também participou como voluntária no PIBID (edital de 2018 - 2020). Possui graduação em Administração pela Universidade Sagrado Coração (USC-Bauru/2016) e Especialização em Marketing Digital (USC-Bauru/2017). Possui interesse nas áreas de Corporeidade e Movimento na Educação Infantil e cultura da Infância.

  • Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

    Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru. Pós-doutora pela Faculdade de Educação da USP e pela Faculdade de Ciências, UNESP Bauru. Doutora e Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro. Licenciada plena em Educação Física pela UNESP Bauru. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física, cadastrado no CNPq.

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Corporeidade e dança para bebês: Um estudo de revisão sistemática. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40238

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