O DILEMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger Universidade Estadual Paulista – câmpus de Bauru e Rio Claro
  • Juliana Pereira Martins Faculdades Integradas de Bauru
  • Joice Mayumi Nozaki Universidade Nove de Julho
  • Fernanda Rossi Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Palavras-chave:

universidade, extensão universitária, docentes.

Resumo

Objetivou-se analisar como um grupo de professores universitários conceitua a Extensão Universitária, ou melhor, como avalia tal função no cotidiano das ações docentes. Discutiu-se o material empírico (entrevistas) com base na teoria de Norbert Elias, interpretando-se as forças específicas compulsivas no jogo universitário. Constatou-se que os professores entrevistados se baseiam em grupos de intelectuais que jogam e se perdem entre as funções do ensino, da pesquisa e da extensão e assim medem as suas forças. Ora busca na força da pesquisa o reconhecimento acadêmico ou, então, criticam a Extensão sem envolvimento com pesquisa ou, ainda, são favoráveis à Extensão e propõem a modificação do mundo circundante por intermédio da Extensão, defendendo-a por garantir melhor formação profissional. Concluiu-se que a Extensão Universitária é um dilema acadêmico, ou melhor, apresenta-se como um problema que oferece várias soluções, mas ainda nenhuma delas aceitável pela totalidade da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Universidade Estadual Paulista – câmpus de Bauru e Rio Claro

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física/FC da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Bauru e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Unesp Rio Claro. Bolsista Produtividade CNPq PQ-2.

Juliana Pereira Martins, Faculdades Integradas de Bauru

Mestre em Ciências da Motricidade e docente das Faculdades Integradas de Bauru.

Joice Mayumi Nozaki, Universidade Nove de Julho

Mestre em Ciências da Motricidade e docente da Universidade Nove de Julho.

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Mestre e Doutoranda em Ciências da Motricidade; Bolsista Fapesp. 

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Hunger, D. A. C. F., Martins, J. P., Nozaki, J. M., & Rossi, F. (2023). O DILEMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21147

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)