EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE

Autores

  • Natanael Charles da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Palavras-chave:

Educação, formação inicial, produção acadêmica, responsabilidade socioambiental.

Resumo

Considera-se que a educação para a sustentabilidade no ensino superior é um desafio que requer a incorporação de uma formação pautada em valores, atitudes e princípios que reflitam na formação profissional. Isto posto, esta pesquisa objetivou analisar a abordagem que discentes de cursos superiores de licenciatura em Biologia, da Região Amazônica Paraense, fazem sobre a educação para a sustentabilidade em seus TCC. O estudo exploratório com análise documental considerou os TCC produzidos por alunos de cinco IES diferentes, elaborados entre os anos de 2017 e 2021, utilizando um instrumento de análise pautado em sete categorias que investigam a abordagem dos princípios da Educação para a Sustentabilidade em três fases. Ao analisar 145 trabalhos, foi verificado que os princípios mais abordados estão relacionados com o direito à educação e o direito à biodiversidade. O estudo apresenta contribuições de caráter teórico-científico, prático-instrumental e social, evidenciando princípios formativos que as IES devem considerar na formação de seus alunos para que tenhamos profissionais preocupados com os problemas socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRN, Mestre em Ensino de Biologia pela UFPA, professor de Biologia pelo IFPA. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Professora titular IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal – RN, Brasil.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de . (2023). EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40382

Edição

Seção

Artigos