CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, Pedagogia do OprimidoResumo
Mesmo após 50 anos de lançamento da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire é perceptível suas atuais contribuições para o campo da Educação. Este artigo busca dialogar sobre à educação para jovens e adultos orientada pelos princípios Freirianos. Para isto, elaboramos uma revisão narrativa tendo como âncora o livro Pedagogia do Oprimido e tecemos análises a partir de quatro temáticas, a saber: (I) da essência humana e do conhecimento; (II) da relação indivíduo-sociedade; (III) da relação teoria-prática e da relação objetividade-subjetividade; (IV) dos fins sociais da educação e do lugar do professor no processo educativo. Como resultado vimos que a pedagogia de Paulo Freire é resultado de uma longa jornada de vida, do caminhar de um homem entre suas origens, seu mundo, vivências, leituras, e o contato com outros sujeitos.Suas ideias pedagógicas e humanísticas partem do micro para o macrocosmo, do mundo das classes menos favorecidas em contraponto ao mundo dos privilegiados. No campo da educação com jovens e adultos, tomar Paulo Freire como um educador inclusivo, significa, dentre outros aspectos, construir conhecimentos que considerem a diversidade de visões de mundo dos sujeitos envolvidos e possibilitem o processo de humanização.
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