CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, Pedagogia do OprimidoResumo
Mesmo após 50 anos de lançamento da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire é perceptível suas atuais contribuições para o campo da Educação. Este artigo busca dialogar sobre à educação para jovens e adultos orientada pelos princípios Freirianos. Para isto, elaboramos uma revisão narrativa tendo como âncora o livro Pedagogia do Oprimido e tecemos análises a partir de quatro temáticas, a saber: (I) da essência humana e do conhecimento; (II) da relação indivíduo-sociedade; (III) da relação teoria-prática e da relação objetividade-subjetividade; (IV) dos fins sociais da educação e do lugar do professor no processo educativo. Como resultado vimos que a pedagogia de Paulo Freire é resultado de uma longa jornada de vida, do caminhar de um homem entre suas origens, seu mundo, vivências, leituras, e o contato com outros sujeitos.Suas ideias pedagógicas e humanísticas partem do micro para o macrocosmo, do mundo das classes menos favorecidas em contraponto ao mundo dos privilegiados. No campo da educação com jovens e adultos, tomar Paulo Freire como um educador inclusivo, significa, dentre outros aspectos, construir conhecimentos que considerem a diversidade de visões de mundo dos sujeitos envolvidos e possibilitem o processo de humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.