CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • JOCASTA MORAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Francisco Thiago Chaves de Oliveira UECE
  • SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN UECE
  • SARLENE GOMES DE SOUZA UECE

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido

Resumo

Mesmo após 50 anos de lançamento da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire é perceptível suas atuais contribuições para o campo da Educação. Este artigo busca dialogar sobre à educação para jovens e adultos orientada pelos princípios Freirianos. Para isto, elaboramos uma revisão narrativa tendo como âncora o livro Pedagogia do Oprimido e tecemos análises a partir de quatro temáticas, a saber: (I) da essência humana e do conhecimento; (II) da relação indivíduo-sociedade; (III) da relação teoria-prática e da relação objetividade-subjetividade; (IV) dos fins sociais da educação e do lugar do professor no processo educativo. Como resultado vimos que a pedagogia de Paulo Freire é resultado de uma longa jornada de vida, do caminhar de um homem entre suas origens, seu mundo, vivências, leituras, e o contato com outros sujeitos.Suas ideias pedagógicas e humanísticas partem do micro para o macrocosmo, do mundo das classes menos favorecidas em contraponto ao mundo dos privilegiados. No campo da educação com jovens e adultos, tomar Paulo Freire como um educador inclusivo, significa, dentre outros aspectos, construir conhecimentos que considerem a diversidade de visões de mundo dos sujeitos envolvidos e possibilitem o processo de humanização.

Biografia do Autor

  • JOCASTA MORAIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - (UERN). Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Assú/RN. Fortaleza-Ceará/Brasil.

    Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (PPGE-UECE).

  • Francisco Thiago Chaves de Oliveira , UECE

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Professor Efetivo da Rede Estadual de Educação do estado do Ceará (seduc-Ce). Fortaleza-Ceará/Brasil. 

  • SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN, UECE

    Doutora em Sociologia em Educação pela Universidade de Salamanca. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza-Ceará/Brasil.

    Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (PPGE-UECE).

  • SARLENE GOMES DE SOUZA, UECE

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Mestrado em Educação (2016-2018) ambos pela Universidade Estadual do Ceará. Professora convidada da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Integra como colaboradora o Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC) na linha de pesquisa Formação, Profissão e Práticas Sociais em Saúde. Áreas de estudo: Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Ensino e Pesquisa. Formação pela Pesquisa.

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40514

Artigos Semelhantes

1-10 de 296

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.