ENGENHARIA E FORMAÇÃO DE ADULTOS PROFESSORES

NOÇÕES EM JEAN-MARIE BARBIER

Autores

  • Douglas Pereira da Costa Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0003-0706-7163
  • Maria Valéria Santos Leal Universidade Federal do Piauí
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Engenharia em formação, Formação de professores, Formação do adulto professor, Profissionalização docente

Resumo

Este estudo de caráter teórico-reflexivo objetivou contextualizar a engenharia em formação, a partir das noções de Jean-Marie Barbier, na perspectiva da formação de adultos professores. Desse modo, clarifica a noção de engenharia em formação, considerada a concepção e avaliação de intervenções educativas nos espaços-tempos do trabalho e da vida social de adultos, visando aprendizagens; descreve a intervenção educativa como a articulação de duas culturas que não se cruzam (engenharia e pedagogia), mas que passam a ser interconectadas por uma terceira, a cultura da formação; e ilustra o ciclo da engenharia em formação em quatro fases. Em todos esses momentos foram empreendidos movimentos de contextualização das abordagens do autor com a formação de professores enquanto adultos. Das interfaces identificadas, destaca-se a cultura da formação, por reforçar dois aspectos essenciais para o processo formativo docente, a concepção (por si e pelos formadores) desse sujeito como pessoa adulta, ativa e protagonista, com experiências de vida e profissão, e a perspectiva da escola como espaço educativo privilegiado para sua formação e profissionalização (sem distinções entre estas). Portanto, esta reflexão agrega valor ao pensamento atual no campo da formação do adulto professor com foco na cultura de (trans)formação, visando o desenvolvimento contínuo de professores e o fortalecimento da profissionalização docente no embate socioprofissional e político contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Douglas Pereira da Costa, Universidade Federal do Piauí

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação (LUI, 2019). Pedagogo (UESPI, 2015). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial (2017), em Gestão e Docência no Ensino Superior (2020), em Era Digital e Impactos na Saúde, Educação e Comportamento Social (2020) e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (2020). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pesquisador da área educacional, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC).

  • Maria Valéria Santos Leal, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE - Fundação de Pesquisa e Ensino (2020). Especialização em Contabilidade pela Universidade Federal do Piauí e em Controles da Administração Pública pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina-PI, Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu -BA. Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e Professora Assistente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Participa do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação -NIPPC.

  • Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC.

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENGENHARIA E FORMAÇÃO DE ADULTOS PROFESSORES: NOÇÕES EM JEAN-MARIE BARBIER. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40799

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