ENGENHARIA E FORMAÇÃO DE ADULTOS PROFESSORES

NOÇÕES EM JEAN-MARIE BARBIER

Autores

  • Douglas Pereira da Costa Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0003-0706-7163
  • Maria Valéria Santos Leal Universidade Federal do Piauí
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Engenharia em formação, Formação de professores, Formação do adulto professor, Profissionalização docente

Resumo

Este estudo de caráter teórico-reflexivo objetivou contextualizar a engenharia em formação, a partir das noções de Jean-Marie Barbier, na perspectiva da formação de adultos professores. Desse modo, clarifica a noção de engenharia em formação, considerada a concepção e avaliação de intervenções educativas nos espaços-tempos do trabalho e da vida social de adultos, visando aprendizagens; descreve a intervenção educativa como a articulação de duas culturas que não se cruzam (engenharia e pedagogia), mas que passam a ser interconectadas por uma terceira, a cultura da formação; e ilustra o ciclo da engenharia em formação em quatro fases. Em todos esses momentos foram empreendidos movimentos de contextualização das abordagens do autor com a formação de professores enquanto adultos. Das interfaces identificadas, destaca-se a cultura da formação, por reforçar dois aspectos essenciais para o processo formativo docente, a concepção (por si e pelos formadores) desse sujeito como pessoa adulta, ativa e protagonista, com experiências de vida e profissão, e a perspectiva da escola como espaço educativo privilegiado para sua formação e profissionalização (sem distinções entre estas). Portanto, esta reflexão agrega valor ao pensamento atual no campo da formação do adulto professor com foco na cultura de (trans)formação, visando o desenvolvimento contínuo de professores e o fortalecimento da profissionalização docente no embate socioprofissional e político contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Pereira da Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação (LUI, 2019). Pedagogo (UESPI, 2015). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial (2017), em Gestão e Docência no Ensino Superior (2020), em Era Digital e Impactos na Saúde, Educação e Comportamento Social (2020) e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (2020). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pesquisador da área educacional, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC).

Maria Valéria Santos Leal, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE - Fundação de Pesquisa e Ensino (2020). Especialização em Contabilidade pela Universidade Federal do Piauí e em Controles da Administração Pública pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina-PI, Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu -BA. Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e Professora Assistente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Participa do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação -NIPPC.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Pereira da Costa, D., Santos Leal, M. V., & Carvalho Moura, M. da G. (2024). ENGENHARIA E FORMAÇÃO DE ADULTOS PROFESSORES: NOÇÕES EM JEAN-MARIE BARBIER. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40799

Edição

Seção

Artigos