DOCÊNCIA, PROFISSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA:

REFLEXÕES E REFERENCIAIS TEÓRICOS

Autores

  • Lucia Helena Schuchter Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-1424-309X
  • Maria Lúcia de Resende Lomba Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Docência, Educação B´ásica, Formação de professores, saberes e práticas docentes

Resumo

Este artigo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica e reflexiva, conceitos e referenciais teóricos sobre docência e formação de professores, por meio de uma pesquisa bibliográfica respaldada em Freire (2005) Gatti (2019, 2021), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2014), entre outros. Destaca os desafios, dimensões e perspectivas na busca por uma formação docente mais satisfatória e significativa. O estudo aponta a necessidade de engajamento e conscientização por parte dos professores em seus percursos formativos e no exercício de sua profissão, no que tange a pensar em estratégias e possibilidades para mazelas formacionais e para os novos desafios impostos à educação que perpassam a sociedade, a vida escolar e a formação profissional. Docentes e seus pares, coletivamente, podem grassar conquistas e rupturas com paradigmas e modelos educacionais ineficientes, promovendo condições mais favoráveis ao trabalho e ações para as mudanças necessárias na busca por uma educação de qualidade. Sugere-se que as políticas públicas de formação são um direito, uma necessidade e uma corresponsabilidade de professores e instituições educacionais. Espera-se que professores analisem, compreendam e intervenham consciente e criticamente em sua realidade, em sua profissão e em sua formação, visando à transformação social.

 

Palavras-chave: Docência, educação básica, formação de professores, professoralidade, profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Schuchter, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora

 

 

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE-UFJF), na linha de pesquisa Linguagem e Formação de Professores. Graduada em Letras pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR/UFJF). Professora da rede pública de ensino. Temas de interesse: formação de professores, letramentos, políticas públicas, tecnologias da informação e comunicação.

Maria Lúcia de Resende Lomba, Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Lúcia de Resende Lomba

Pós-doutoranda (2023/2024) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Pós-doutora (2022) em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação pelo PPGE da UFMG, na Linha de pesquisa Infância e Educação Infantil. Durante o doutorado realizou estágio no Laboratoire École, Mutations, Apprentissages (ÉMA), na Université de Cergy-Pontoise na França, com apoio da Capes no Brasil e no exterior. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, na Linha Cultura, Currículo e Formação de educadores/as. Coordenadora do Grupo de Estudos e Escrita de Profissionais e Pesquisadores da Educação Básica – GEEPPEB. Editora/organizadora dos dois volumes do livro Relatos e vivências de profissionais na Educação Infantil: reflexões sobre a docência (2021, 2023).

 

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Schuchter, L. H., & Lomba, M. L. de R. (2023). DOCÊNCIA, PROFISSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA:: REFLEXÕES E REFERENCIAIS TEÓRICOS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41068

Edição

Seção

Artigos