DOCÊNCIA, PROFISSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA:
REFLEXÕES E REFERENCIAIS TEÓRICOS
Palavras-chave:
Docência, Educação B´ásica, Formação de professores, saberes e práticas docentesResumo
Este artigo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica e reflexiva, conceitos e referenciais teóricos sobre docência e formação de professores, por meio de uma pesquisa bibliográfica respaldada em Freire (2005) Gatti (2019, 2021), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2014), entre outros. Destaca os desafios, dimensões e perspectivas na busca por uma formação docente mais satisfatória e significativa. O estudo aponta a necessidade de engajamento e conscientização por parte dos professores em seus percursos formativos e no exercício de sua profissão, no que tange a pensar em estratégias e possibilidades para mazelas formacionais e para os novos desafios impostos à educação que perpassam a sociedade, a vida escolar e a formação profissional. Docentes e seus pares, coletivamente, podem grassar conquistas e rupturas com paradigmas e modelos educacionais ineficientes, promovendo condições mais favoráveis ao trabalho e ações para as mudanças necessárias na busca por uma educação de qualidade. Sugere-se que as políticas públicas de formação são um direito, uma necessidade e uma corresponsabilidade de professores e instituições educacionais. Espera-se que professores analisem, compreendam e intervenham consciente e criticamente em sua realidade, em sua profissão e em sua formação, visando à transformação social.
Palavras-chave: Docência, educação básica, formação de professores, professoralidade, profissão docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.