LIDERANÇA DOCENTE

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE DOCENTES-LÍDERES

Autores

  • Ana Carolina Rusca Correa Porto UNISO
  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.41229

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Docência do ensino superior, Formação contínua, Liderança, Liderança-docente

Resumo

Nos dias de hoje, em função do contexto social e educacional, é preciso mais que o conhecimento objetivo das disciplinas, por parte dos professores. Novas habilidades relacionadas a comunicação e a liderança são demandadas. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um instrumento para avaliar o perfil em relação à liderança do corpo docente de um curso de Medicina Veterinária, em uma universidade do estado de São Paulo. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado, composto por 5 domínios para avaliação da habilidade de liderança. O construto foi considerado confiável e foi possível avaliar as características e habilidades de liderança que estão mais presentes nos professores do curso, bem como pontos que devem ser trabalhados com mais foco. As maiores deficiências encontradas estão relacionadas aos domínios referentes ao relacionamento com os estudantes, ao processo de ensino aprendizagem e ao estímulo às competências humanísticas (não técnicas). Em contrapartida, os domínios que revelam características relacionados à preocupação do docente em ser o exemplo a ser seguido e aquele que identifica docentes que procuram incentivar e motivar os estudantes, foram os pontos fortes. Conclui-se que o instrumento corresponde a uma ferramenta importante na identificação da liderança de professores e representa uma estratégia inicial para o programa de Desenvolvimento Profissional Docente.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Rusca Correa Porto, UNISO

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNIP (2002), mestrado em Biologia Celular, Molecular e Imunologia pela FMRP/USP (2005), doutorado em Clínica Médica pela FMVZ/USP (2010), Pós Doutorado pelo Departamento de Reprodução Animal pela FMVZ/USP (2015) e MBA em Liderança e Gestão de Equipes pela UNISO (2018). Tem experiência nas áreas de imunologia clínica, biologia celular e molecular, neonatologia, reprodução de equinos e ozonioterapia. Atualmente é docente do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba e membro do CEUA e da Comissão de Extensão da mesma Universidade. Na área da Educação participa de programas de formação de docentes em serviço junto ao programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, programa que atualmente realiza pós doutorado

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação e do programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba. É associada ao InternationalStudyAssociationonTeachersandTeaching (ISATT) e ao InternationalCouncil for EducationonTeaching (ICET). Pesquisadora da RedInteruniversitariaEuroamericana de Investigacion (ALFAMED). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, competência midiática, fraude acadêmica e ética.

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Publicado

06-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
LIDERANÇA DOCENTE: DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE DOCENTES-LÍDERES. edur [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41229