INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APROXIMAÇÕES ENTRE O MODELO TPACK E A ABORDAGEM SOCIOCULTURAL
Palavras-chave:
TPACK, TDIC, Mediação, Domínio, ApropriaçãoResumo
O objetivo deste trabalho consiste em discutir teoricamente os elementos que viabilizem a
leitura do modelo do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) a partir da
perspectiva da Abordagem Sociocultural. Para tanto, apresentamos as estruturas conceituais do modelo
TPACK, introduzindo em seguida as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) como
ferramentas culturais e simbólicas na mediação da ação pedagógica do professor. Tendo como
pressupostos os conceitos de mediação, domínio e apropriação, advindos da abordagem sociocultural,
estabelecemos um diálogo com o modelo TPACK para salientarmos as possíveis contribuições desta
releitura à formação de professores na atualidade. Por fim, discutimos as implicações desta aproximação
para a formação inicial de professores para e com tecnologias digitais. Desse modo, pretendemos
contribuir para as discussões que fundamentam a pesquisa e a prática formativa dos professores,
subsidiando uma conceitualização útil à pesquisa dos modos de interação mediadas pelas TDIC, além
dos fatores envolvidos nas formas como os docentes acessam, apropriam-se e constroem o
conhecimento profissional na interface com as tecnologias digitais
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