INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

APROXIMAÇÕES ENTRE O MODELO TPACK E A ABORDAGEM SOCIOCULTURAL

Autores

  • Thiago Cavassani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Joana de Jesus de Andrade FFCLRP/USP
  • Rosebelly Nunes Marques ESALQ/USP

Palavras-chave:

TPACK, TDIC, Mediação, Domínio, Apropriação

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em discutir teoricamente os elementos que viabilizem a
leitura do modelo do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) a partir da
perspectiva da Abordagem Sociocultural. Para tanto, apresentamos as estruturas conceituais do modelo
TPACK, introduzindo em seguida as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) como
ferramentas culturais e simbólicas na mediação da ação pedagógica do professor. Tendo como
pressupostos os conceitos de mediação, domínio e apropriação, advindos da abordagem sociocultural,
estabelecemos um diálogo com o modelo TPACK para salientarmos as possíveis contribuições desta
releitura à formação de professores na atualidade. Por fim, discutimos as implicações desta aproximação
para a formação inicial de professores para e com tecnologias digitais. Desse modo, pretendemos
contribuir para as discussões que fundamentam a pesquisa e a prática formativa dos professores,
subsidiando uma conceitualização útil à pesquisa dos modos de interação mediadas pelas TDIC, além
dos fatores envolvidos nas formas como os docentes acessam, apropriam-se e constroem o
conhecimento profissional na interface com as tecnologias digitais

Biografia do Autor

  • Thiago Cavassani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

    Graduado em Licenciatura em Química (FFCLRP/USP-Ribeirão Preto), é Mestre em Química (IQ/UNESP-Araraquara) e Doutor em Química (UFSCar). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Catanduva-SP, Brasil e membro do GEP-NeuEdu - Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências e Educação.

  • Joana de Jesus de Andrade, FFCLRP/USP

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2011). Atualmente é professora doutora do departamento de Química - Licenciatura, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP. É coordenadora do CEIQ - Centro de Ensino Integrado de Química e coordenadora do GEP-NeuEdu - Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências e Educação

  • Rosebelly Nunes Marques, ESALQ/USP

    Doutora em Química e em Educação. É docente da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo – ESALQ/USP– Piracicaba, SP – Brasil. Pesquisadora responsável pelo Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN.

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES ENTRE O MODELO TPACK E A ABORDAGEM SOCIOCULTURAL. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41245

Artigos Semelhantes

1-10 de 11

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.