INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APROXIMAÇÕES ENTRE O MODELO TPACK E A ABORDAGEM SOCIOCULTURAL
Palavras-chave:
TPACK, TDIC, Mediação, Domínio, ApropriaçãoResumo
O objetivo deste trabalho consiste em discutir teoricamente os elementos que viabilizem a
leitura do modelo do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) a partir da
perspectiva da Abordagem Sociocultural. Para tanto, apresentamos as estruturas conceituais do modelo
TPACK, introduzindo em seguida as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) como
ferramentas culturais e simbólicas na mediação da ação pedagógica do professor. Tendo como
pressupostos os conceitos de mediação, domínio e apropriação, advindos da abordagem sociocultural,
estabelecemos um diálogo com o modelo TPACK para salientarmos as possíveis contribuições desta
releitura à formação de professores na atualidade. Por fim, discutimos as implicações desta aproximação
para a formação inicial de professores para e com tecnologias digitais. Desse modo, pretendemos
contribuir para as discussões que fundamentam a pesquisa e a prática formativa dos professores,
subsidiando uma conceitualização útil à pesquisa dos modos de interação mediadas pelas TDIC, além
dos fatores envolvidos nas formas como os docentes acessam, apropriam-se e constroem o
conhecimento profissional na interface com as tecnologias digitais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.