INSUBORDINAÇÕES CRÍTICAS DA INTELECTUALIDADE NEGRA BRASILEIRA

UM OLHAR A PARTIR DA ATUAÇÃO DO NEABI/CPII

Autores

  • Gabriela dos Santos Coutinho Colégio Pedro II (CPII) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Talita de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-9514-284X

Palavras-chave:

Intelectualidade negra, Decolonialidade, NEABI, Associativismo

Resumo

Partindo de uma perspectiva negra decolonial (GOMES, 2020), este artigo tem como objetivo discutir os caminhos trilhados pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CPII), no Rio de Janeiro, na (re)produção de práticas e conhecimentos emancipatórios e antirracistas. Em termos metodológicos, a pesquisa foi estruturada com base nas narrativas de quatro intelectuais negros/as comprometidos/as com a educação antirracista, que participaram ativamente do processo de criação do NEABI/CPII, em 2013, e que tiveram reconhecido protagonismo na constituição de práticas calcadas na (re)educação para as relações étnico-raciais e no combate ao racismo. Em suma, percebemos que a intelectualidade negra que compõe o NEABI/CPII situa-se em posição de insubordinação em relação às práticas típicas da colonialidade na (re)produção do conhecimento, com atuações que se desdobram em quatro dimensões: político-institucional, político-epistemológica, político-identitária e político-pedagógica. Entendemos que essas dimensões, que se articulam entre si, são cruciais para a constituição de espaços educativos que sejam mais democráticos, racialmente diversos e politicamente posicionados no combate às desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Coutinho, Colégio Pedro II (CPII) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Possui mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e, atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CPII) e desenvolve pesquisas sobre letramentos das relações étnico-raciais, políticas públicas e ações afirmativas.

Talita de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

É professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) na mesma instituição. Possui doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente desenvolve pesquisas em estudos narrativos e identitários de orientação sócio-interacional e em letramentos das relações étnico-raciais.

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Além disso, é também professor permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre políticas públicas, ações afirmativas e políticas de cotas.

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Coutinho, G. dos S., Oliveira, T. de, & Arruda, D. de O. (2023). INSUBORDINAÇÕES CRÍTICAS DA INTELECTUALIDADE NEGRA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA ATUAÇÃO DO NEABI/CPII. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41586

Edição

Seção

Artigos