INSUBORDINACIÓN CRÍTICA DE LA INTELECTUALIDAD NEGRA BRASILEÑA

UNA MIRADA EN LA ACTUACIÓN DEL NEABI/CPII

Autores/as

  • Gabriela dos Santos Coutinho Colégio Pedro II (CPII) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Talita de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-9514-284X

Palabras clave:

Intelectualidade negra, Decolonialidade, NEABI, Associativismo

Resumen

A partir de una perspectiva negra decolonial (GOMES, 2020), este artículo tiene como objetivo discutir los caminos del Núcleo de Estudios Afrobrasileños e Indígenas del Colégio Pedro II (NEABI/CPII), en Rio de Janeiro, Brasil, en la (re)producción de prácticas y conocimientos emancipatorios y antirracistas. En términos metodológicos, la investigación se estructuró a partir de las narrativas de cuatro intelectuales negros comprometidos con la educación antirracista, que participaron activamente del proceso de creación del NEABI/CPII, en 2013, y que tuvieron un papel reconocido en la constitución de prácticas basadas en la (re)educación para las relaciones étnico-raciales y la lucha contra el racismo. En suma, notamos que la intelectualidad negra que conforma este colectivo se encuentra en posición de insubordinación frente a prácticas de la colonialidad en la (re)producción de saberes, con acciones que se desarrollan en cuatro dimensiones: político-institucional, político-epistemológico, político-identitaria y político-pedagógica. Entendemos que estas dimensiones, que se articulan entre sí, son cruciales para la constitución de espacios educativos más democráticos, racialmente diversos y políticamente posicionados en la lucha contra las desigualdades.

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Biografía del autor/a

Gabriela dos Santos Coutinho, Colégio Pedro II (CPII) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Possui mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e, atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CPII) e desenvolve pesquisas sobre letramentos das relações étnico-raciais, políticas públicas e ações afirmativas.

Talita de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

É professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) na mesma instituição. Possui doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente desenvolve pesquisas em estudos narrativos e identitários de orientação sócio-interacional e em letramentos das relações étnico-raciais.

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Além disso, é também professor permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre políticas públicas, ações afirmativas e políticas de cotas.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Coutinho, G. dos S., Oliveira, T. de, & Arruda, D. de O. (2023). INSUBORDINACIÓN CRÍTICA DE LA INTELECTUALIDAD NEGRA BRASILEÑA: UNA MIRADA EN LA ACTUACIÓN DEL NEABI/CPII. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41586

Número

Sección

Artigos