ON METHODOLOGY AND METHODS FOR ANALYSING CLASSROOM DISCURSIVE ‎INTERACTION:‎

A DISCUSSION ‎BETWEEN QUANTITATIVE AND QUALITATIVE ‎APPROACHES ‎

Autores

Palavras-chave:

methodology, discourse analysis, discursive interaction

Resumo

Esse artigo apresenta um trabalho teórico cujo objetivo é a discussão de metodologias e métodos para a pesquisa educacional, em particular aquelas que analisam as interações discursivas que ocorrem em sala de aula. A primeira parte discorre sobre os dois principais paradigmas de pesquisa e suas bases ontológicas e epistemológicas: o positivismo e o interpretivismo. A seguir,  dois métodos para análise das interações discursivas são apresentados e discutidos, um para cada paradigma. A codificação sistemática - dentro do contexto quantitativo - é indicada para tratar dados provenientes de grandes amostras, para a descrição de padrões gerais e, ao transformar o discurso em variáveis, poder ser utilizada para comparações estatísticas entre grupos ou análises temporais. O método é aplicado em um conjunto de 42 episódios de diálogo em grupo e os resultados discutidos à luz da natureza das perguntas de pesquisa, mostrando-se quais tipos de testes estatísticos podem ser realizados. Dentro do paradigma interpretivista, apresenta-se a análise do discurso sociocultural para exemplo de método qualitativo. O método é aplicado a trechos de diálogos de sala de aula em que o resultado é a identificação de tipologias que descrevem as formas em que professor e alunos constroem explicações científicas. Na parte final do trabalho, as possibilidades e limites de cada método são discutidas e na conclusão se defende a tese de que ambos são complementares para o avanço do conhecimento no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lago, Universidade Federal de Santa Catarina

 

Leonardo Lago é doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge (UK). Anteriormente completou um mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades da Universidade de São Paulo (USP) e outro mestrado em Ciências (Astrofísica) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, também da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, é bacharel e licenciado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua como professor substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  Seus interesses em pesquisa são em Ensino de Ciências, Ensino dialógico, Formação de professores, Intervenção escolares e Teoria da Atividade. Tem experiência profissional como professor, editor de livros, consultor e assessor de projetos educacionais.

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Lago, L. (2023). ON METHODOLOGY AND METHODS FOR ANALYSING CLASSROOM DISCURSIVE ‎INTERACTION:‎: A DISCUSSION ‎BETWEEN QUANTITATIVE AND QUALITATIVE ‎APPROACHES ‎. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41747

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.