“Medicina e Ensino Médico: vertentes de um processo econômico e social - uma história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte”

Autores

  • Maria Celeste da Silva Carvalho

Palavras-chave:

Medicina, História, Faculdade de Medicina de Belo Horizonte

Resumo

Neste estudo histórico procura-se analisar e explicar interseções consideradas significativas no processo evolutivo de instituições ligadas à medicina e à educação médica no contexto econômico e social brasileiro que as produziu. Tomou-se como objeto primordial a história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, desde as primeiras tentativas para sua implantação até o ano de 1930, época em que já faz parte da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto realizou-se uma pesquisa em fontes primárisa e secundárias. O fulcro do trabalho é a caracterização da rede de inter-relações que se estabeleceu entre insútuições voltadas para a saúde e para a formação de médicos, e a maneira como o Estado e a sociedade as conceberam e geriram; buscou -se a razão de ser desse processo. Desde o período colonial até o final da primeira República, a história da Faculdade de Medicina, enquanto instituição social, foi estudada como foco de manifestação do poder, muitas vezes contraditório. Buscando captá-lo através de seus discursos e práócas, €malmente pretende-se demonstrar que as instituições sociais são focos e instâncias de poder econômico, político e ideológico. Elas desenvolvem saberes e práticas cujas regras são expressão da ordem e da didsciplina, engendradas em contextos históricos específicos, que orientam as relações sociais.

 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Carvalho, M. C. da S. . (2023). “Medicina e Ensino Médico: vertentes de um processo econômico e social - uma história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte”. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42580

Edição

Seção

Dissertações e teses