“Medicina e Ensino Médico: vertentes de um processo econômico e social - uma história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte”
Palavras-chave:
Medicina, História, Faculdade de Medicina de Belo HorizonteResumo
Neste estudo histórico procura-se analisar e explicar interseções consideradas significativas no processo evolutivo de instituições ligadas à medicina e à educação médica no contexto econômico e social brasileiro que as produziu. Tomou-se como objeto primordial a história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, desde as primeiras tentativas para sua implantação até o ano de 1930, época em que já faz parte da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto realizou-se uma pesquisa em fontes primárisa e secundárias. O fulcro do trabalho é a caracterização da rede de inter-relações que se estabeleceu entre insútuições voltadas para a saúde e para a formação de médicos, e a maneira como o Estado e a sociedade as conceberam e geriram; buscou -se a razão de ser desse processo. Desde o período colonial até o final da primeira República, a história da Faculdade de Medicina, enquanto instituição social, foi estudada como foco de manifestação do poder, muitas vezes contraditório. Buscando captá-lo através de seus discursos e práócas, €malmente pretende-se demonstrar que as instituições sociais são focos e instâncias de poder econômico, político e ideológico. Elas desenvolvem saberes e práticas cujas regras são expressão da ordem e da didsciplina, engendradas em contextos históricos específicos, que orientam as relações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.