“Medicina e Ensino Médico: vertentes de um processo econômico e social - uma história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte”
Palavras-chave:
Medicina, História, Faculdade de Medicina de Belo HorizonteResumo
Neste estudo histórico procura-se analisar e explicar interseções consideradas significativas no processo evolutivo de instituições ligadas à medicina e à educação médica no contexto econômico e social brasileiro que as produziu. Tomou-se como objeto primordial a história da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, desde as primeiras tentativas para sua implantação até o ano de 1930, época em que já faz parte da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto realizou-se uma pesquisa em fontes primárisa e secundárias. O fulcro do trabalho é a caracterização da rede de inter-relações que se estabeleceu entre insútuições voltadas para a saúde e para a formação de médicos, e a maneira como o Estado e a sociedade as conceberam e geriram; buscou -se a razão de ser desse processo. Desde o período colonial até o final da primeira República, a história da Faculdade de Medicina, enquanto instituição social, foi estudada como foco de manifestação do poder, muitas vezes contraditório. Buscando captá-lo através de seus discursos e práócas, €malmente pretende-se demonstrar que as instituições sociais são focos e instâncias de poder econômico, político e ideológico. Elas desenvolvem saberes e práticas cujas regras são expressão da ordem e da didsciplina, engendradas em contextos históricos específicos, que orientam as relações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.