Gramsci, a disciplina e a organização da cultura
Palavras-chave:
Disciplina, Organização da Cultura, Pensamento Pedagógico GramscianoResumo
Este artigo pretende recuperar em Antônio Gramsci (1891-1937), um dos mais importantes pensadores da cultura do século XX, os fundamentos para a discussão da polêmica questão da disciplina. Essa discussão tem estabelecido um forte correlação entre disciplinamento do corpo e da mente e mortificação da criatividade, o que associa, muito freqüentemente, a disciplina ao autoritarismo. Gramsci, entretanto, ao elaborar suas reflexões sobre a organização da cultura, não perde de vista a premissa segundo a qual, mais do que um necessidade operacional, a disciplina é a condição da liberdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.