Rumo a uma nova gestão educativa
Palavras-chave:
Gestão educativaResumo
O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latiana e do Caribe - PROMEDALAC IV- ocasião em que foram avaliadasas conquistas e as dificuldades do Projeto Prinicpal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempemho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionade quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico e educaç´ão como direito inalienável da cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.