Transdisciplinaridade: descondicionando o olhar sobre o conhecimento: a criação do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, as pesquisas transdisciplinares e os novos paradigmas

Autores

  • I Domingues
  • A. G. de Oliveira
  • E. M. Paula e Silva
  • H. Capuzzo
  • P. S. L. Beirão

Palavras-chave:

Novos Paradigmas, Sistemas Complexos, Inteligência Coletiva

Resumo

O presente trabalho propõe as bases conceituais para fundamentar o projeto de criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais. O texto tem um caráter de política acadêmica e de discussão etimológica. Ao trabalhar os conceitos que fundamentam a proposta e definir os parâmetros de funcionamento do IEAT, acredita-se que os grupos de pesquisa da Universidade encontrão no artigo as balizas para fundamentar suas propostas ao se candidatarem às linhas de fomento do Instituto, em seus diferentes campos de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Domingues, I., Oliveira, A. G. de, Silva, E. M. P. e, Capuzzo, H., & Beirão, P. S. L. (2023). Transdisciplinaridade: descondicionando o olhar sobre o conhecimento: a criação do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, as pesquisas transdisciplinares e os novos paradigmas. Educação Em Revista, 15(29). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42695

Edição

Seção

Palavra livre