A informática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico formal, tal com descritas por Piaget
Palavras-chave:
Educação, Informática, Operações cognitivasResumo
O objetivo desta dissertação consiste em analisar o uso da lin- guagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro Pedag6gico da Universidade Federal de Minas Gerais, de idades entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do LOGO- GRÁFICO, resolveram, através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compen- sação, razão proporção, combinação, permutação e probabilidade. Os da- dos foram coletados e analisadosO objetivo desta dissertação consiste em analisar o uso da lin- guagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro Pedag6gico da Universidade Federal de Minas Gerais, de idades entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do LOGO- GRÁFICO, resolveram, através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compensação, razão proporção, combinação, permutação e probabilidade. Os da- dos foram coletados e analisados. Entre as conclusões, sobressai a eficácia do LOGO na identiEcação e desenvolvimento das operações cognitivas, assim como na análise das diversas estratégias utilizadas pelos alunos. Verificou-se, entre- tanto, que a eficácia do LOGO varia em função do sujeito e da natureza da tarefa. Assim, o uso do LOGO foi mais eficaz para aqueles que ainda não apresentavam completo domínio das operações cognitivas em estudo, como também na simulação de situações difíceis de serem apresentadas aos alunos. Sugere-ss que o uso do LOGO e as pesquisas educacionais a ele relacionadas não fiquem restritos a situações espontáneas, como relatado usualmente na literatura, mas envolvam, também, situações de aprendizagem sistemática das disci- plinas curriculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.