A informática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico formal, tal com descritas por Piaget
Keywords:
Educação, Informática, Operações cognitivasAbstract
O objetivo desta dissertação consiste em analisar o uso da lin- guagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro Pedag6gico da Universidade Federal de Minas Gerais, de idades entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do LOGO- GRÁFICO, resolveram, através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compen- sação, razão proporção, combinação, permutação e probabilidade. Os da- dos foram coletados e analisadosO objetivo desta dissertação consiste em analisar o uso da lin- guagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro Pedag6gico da Universidade Federal de Minas Gerais, de idades entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do LOGO- GRÁFICO, resolveram, através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compensação, razão proporção, combinação, permutação e probabilidade. Os da- dos foram coletados e analisados. Entre as conclusões, sobressai a eficácia do LOGO na identiEcação e desenvolvimento das operações cognitivas, assim como na análise das diversas estratégias utilizadas pelos alunos. Verificou-se, entre- tanto, que a eficácia do LOGO varia em função do sujeito e da natureza da tarefa. Assim, o uso do LOGO foi mais eficaz para aqueles que ainda não apresentavam completo domínio das operações cognitivas em estudo, como também na simulação de situações difíceis de serem apresentadas aos alunos. Sugere-ss que o uso do LOGO e as pesquisas educacionais a ele relacionadas não fiquem restritos a situações espontáneas, como relatado usualmente na literatura, mas envolvam, também, situações de aprendizagem sistemática das disci- plinas curriculares.
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