A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização e exclusão na escola
Palavras-chave:
Alfabetização, Marginalização, EscolaResumo
A partir da análise do papel que a psicologia possui na prática da escola, especificamente na 1 série do 1ᵉ Grau, a pesquisa pretendeu identificar os cri- térios utilizados na definição dos pré- requisitos necessários ao início da alfa- betização ; os criterios para a constituição de turmas de 1 série, principal- mente as chamadas turmas de “ imaturos ” e turmas “ especiais '; os critérios e as justificativas adotados para o “encaminhamento” de alunos considera- dos como possuidores de “ problemas de aprendizagem” às clínicas ou esco- las especializadas em atendimento psicopedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.