Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte

Autores

  • Patrícia Maria de Souza Santana

Palavras-chave:

Educação, Relações Raciais, Educadores Negros

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Santana, P. M. de S. (2023). Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Educação Em Revista, 16(NUMEROESPECIAL). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44455

Edição

Seção

Pesquisa em andamento