Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte

Autores

  • Patrícia Maria de Souza Santana

Palavras-chave:

Educação, Relações Raciais, Educadores Negros

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Pesquisa em andamento

Como Citar

1.
Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];16(NUMEROESPECIAL). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44455