Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte

Autores/as

  • Patrícia Maria de Souza Santana

Palabras clave:

Educação, Relações Raciais, Educadores Negros

Resumen

O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Pesquisa em andamento

Cómo citar

1.
Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 25];16(NUMEROESPECIAL). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44455