Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática

Autores

  • Maria Rita Neto Sales Oliveira

Palavras-chave:

Didática, Características do ensino

Resumo

O texto apresenta elementos teórico-metodológicos para a construção de uma Nova Didática com base na concepção dialética-materialista do ensino, entendido como objeto de estudo da área da Didática. Os elementos são construídos em torno de dimensões do fenômeno do ensino-historica, antropológica, ideológica, teleológica e epistemológica - e expressam as caracteristicas desse fenõmeno na escola brasileira, tal como sugerido pela produção intelectual da área, produzida no Brasil, na década de 80. As caracteristicas do ensino tratadas no texto salientam reducionalismos, pricípios , conceitos, direções e questões para investigação na construção da Nova Didática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];7(14). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44593