Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática

Autores/as

  • Maria Rita Neto Sales Oliveira

Palabras clave:

Didática, Características do ensino

Resumen

O texto apresenta elementos teórico-metodológicos para a construção de uma Nova Didática com base na concepção dialética-materialista do ensino, entendido como objeto de estudo da área da Didática. Os elementos são construídos em torno de dimensões do fenômeno do ensino-historica, antropológica, ideológica, teleológica e epistemológica - e expressam as caracteristicas desse fenõmeno na escola brasileira, tal como sugerido pela produção intelectual da área, produzida no Brasil, na década de 80. As caracteristicas do ensino tratadas no texto salientam reducionalismos, pricípios , conceitos, direções e questões para investigação na construção da Nova Didática.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática. (2023). Educação Em Revista , 7(14). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44593

Artículos similares

1-10 de 191

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.