Saberes docentes em construção: analisando a concepção de aprendizagem de alfabetizadores

Autores/as

  • Eneida Maria Chaves

Palabras clave:

Saberes Docentes, Práticas Pedagógicas, Concepções de Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem nas práticas pedagógicas de seis alfabetizadoras, ex-alunas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização, oferecido pela FUNAI. Utilizando uma abordagem etnográfica, os dados foram levantados através de observações das práticas cotidianas em sala de aula (e seus respectivos diários de campo) e de entrevistas individuais gravadas. Os resultados da análise sugeriram que essas profissionais adotavam práticas ecléticas em que prevalecia a concepção de que o processo ensino-aprendizagem se constrói gradativamente num contexto de interação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Chaves, E. M. (2023). Saberes docentes em construção: analisando a concepção de aprendizagem de alfabetizadores. Educação Em Revista, 17(34). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44669