Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos

Autores

  • Plínio Cavalcante Moreira

Palavras-chave:

Ensino de matemática

Resumo

Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposição ás críticas usuaisa, que os males do processo de ensino da Matemática não se disttribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam ás classe dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensio destes valores. O processo de ensino promove assim simultaniamente a formação de quadros para a produção cientifica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciado a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Plínio Cavalcante Moreira. (2023). Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos. Educação Em Revista, 8(15). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44683

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.