A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares

Autores

  • Maria das Graças de Castro Sena

Palavras-chave:

Educação, Criança

Resumo

Na análise do fracasso escolar dos alunos provenientes dad camadas populares, uma das justificativas frequentemente utilizadas é o desinteresse dos pais dessas crianças pela educaçãode seus filhos, mais especificamente, o seu descado pelo rendimento desses na escola. Esse discurso, oriundo da abordagem do "handicap sócio-cultural", presente tanto na literatura especializada quanto no depoimento de profissionais da escola, atribui á família das camadas populares a origem das dificuldades escolares de suas crianças. A fim de pesquisar a comprovação ou não dessa argumentação, o presente trabalho pretendeu estudar a educação familiar de crianças dessas camadas, através da pesquisa das representações de um grupo de pais e mães moradores da periferia urbana.

Num primeiro momento, acompanhando a trajetória de um grupo de mulheres que organizou e criou uma creche no bairro onde mora, foi possível constatar o significativo educativo desse emprendimeto em suas vidas e as formas de relacionamento presentes no cuidado com as  crianças. Posteriomente, foram realizadas entrevistas com esss mulheres e com seus maridos, respectivamente, afim de pesquisar a leitura que elas e eles fazem de seu relacionamneto com seus filhos.

Os dados coletados levantam a concluir que os sujeitos pesquisados evidenciam, através de seu envolvimento com a criação e o funcionamento da creche e de suas práticas discursivas, uma concepção idealizada de educação, fortemente influenciada pelos valores e modos de vida urbanos, e que não se comprova o discurso do desinteresse desse pais pela educaçãop dos filhos e pelo seu rendimento escolar.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Maria das Graças de Castro Sena. (2023). A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares. Educação Em Revista, 8(15). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44688

Edição

Seção

Dissertações e teses

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