A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares
Palavras-chave:
Educação, CriançaResumo
Na análise do fracasso escolar dos alunos provenientes dad camadas populares, uma das justificativas frequentemente utilizadas é o desinteresse dos pais dessas crianças pela educaçãode seus filhos, mais especificamente, o seu descado pelo rendimento desses na escola. Esse discurso, oriundo da abordagem do "handicap sócio-cultural", presente tanto na literatura especializada quanto no depoimento de profissionais da escola, atribui á família das camadas populares a origem das dificuldades escolares de suas crianças. A fim de pesquisar a comprovação ou não dessa argumentação, o presente trabalho pretendeu estudar a educação familiar de crianças dessas camadas, através da pesquisa das representações de um grupo de pais e mães moradores da periferia urbana.
Num primeiro momento, acompanhando a trajetória de um grupo de mulheres que organizou e criou uma creche no bairro onde mora, foi possível constatar o significativo educativo desse emprendimeto em suas vidas e as formas de relacionamento presentes no cuidado com as crianças. Posteriomente, foram realizadas entrevistas com esss mulheres e com seus maridos, respectivamente, afim de pesquisar a leitura que elas e eles fazem de seu relacionamneto com seus filhos.
Os dados coletados levantam a concluir que os sujeitos pesquisados evidenciam, através de seu envolvimento com a criação e o funcionamento da creche e de suas práticas discursivas, uma concepção idealizada de educação, fortemente influenciada pelos valores e modos de vida urbanos, e que não se comprova o discurso do desinteresse desse pais pela educaçãop dos filhos e pelo seu rendimento escolar.
Num priineiro moment to, acoinpai+ham do a łrujctórin de um gnipo de inullieres que sc organizou e crioti tuna creche no bøirro
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