A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares

Autores

  • Maria das Graças de Castro Sena

Palavras-chave:

Educação, Criança

Resumo

Na análise do fracasso escolar dos alunos provenientes dad camadas populares, uma das justificativas frequentemente utilizadas é o desinteresse dos pais dessas crianças pela educaçãode seus filhos, mais especificamente, o seu descado pelo rendimento desses na escola. Esse discurso, oriundo da abordagem do "handicap sócio-cultural", presente tanto na literatura especializada quanto no depoimento de profissionais da escola, atribui á família das camadas populares a origem das dificuldades escolares de suas crianças. A fim de pesquisar a comprovação ou não dessa argumentação, o presente trabalho pretendeu estudar a educação familiar de crianças dessas camadas, através da pesquisa das representações de um grupo de pais e mães moradores da periferia urbana.

Num primeiro momento, acompanhando a trajetória de um grupo de mulheres que organizou e criou uma creche no bairro onde mora, foi possível constatar o significativo educativo desse emprendimeto em suas vidas e as formas de relacionamento presentes no cuidado com as  crianças. Posteriomente, foram realizadas entrevistas com esss mulheres e com seus maridos, respectivamente, afim de pesquisar a leitura que elas e eles fazem de seu relacionamneto com seus filhos.

Os dados coletados levantam a concluir que os sujeitos pesquisados evidenciam, através de seu envolvimento com a criação e o funcionamento da creche e de suas práticas discursivas, uma concepção idealizada de educação, fortemente influenciada pelos valores e modos de vida urbanos, e que não se comprova o discurso do desinteresse desse pais pela educaçãop dos filhos e pelo seu rendimento escolar.

Num priineiro moment to, acoinpai+ham do a łrujctórin de um gnipo de inullieres que sc organizou e crioti tuna creche no bøirro

onde inora, fõi possível constatar o signilicnț ivo *«lncativo desse canpreeiidiiTlento em seas vidus e a.s forints de rclacionainento presentcs no ctiidndo corn as cria•s • Posterionnente, foram rcalizadas eiarcvistas corn essas inulheres c com seus maridos, respcctivainente, n fiin de pesquisar a leitura que cms e eles fazem de seu relaciorainento com sems fillios.

Os dados coletndos levain a concluir que os siijeitos pcsquisa- dos evidenciam, através de seu envolvimciito corn a criaçäo e o fiiiicionamento da creche e de snas práticas discursivas, uma con- cepçäo idcalizodn de educaçfio, fortcinente int4uenciada pelos valores e modos de vida urbaiios, e que não se comprova o discurso do desinteresse desses pais peìa •° °•s fio dos filhos e pelo scu rendiinento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Maria das Graças de Castro Sena. (2023). A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares. Educação Em Revista, 8(15). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44688

Edição

Seção

Dissertações e teses

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.