A educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares
Palavras-chave:
Educação, CriançaResumo
Na análise do fracasso escolar dos alunos provenientes dad camadas populares, uma das justificativas frequentemente utilizadas é o desinteresse dos pais dessas crianças pela educaçãode seus filhos, mais especificamente, o seu descado pelo rendimento desses na escola. Esse discurso, oriundo da abordagem do "handicap sócio-cultural", presente tanto na literatura especializada quanto no depoimento de profissionais da escola, atribui á família das camadas populares a origem das dificuldades escolares de suas crianças. A fim de pesquisar a comprovação ou não dessa argumentação, o presente trabalho pretendeu estudar a educação familiar de crianças dessas camadas, através da pesquisa das representações de um grupo de pais e mães moradores da periferia urbana.
Num primeiro momento, acompanhando a trajetória de um grupo de mulheres que organizou e criou uma creche no bairro onde mora, foi possível constatar o significativo educativo desse emprendimeto em suas vidas e as formas de relacionamento presentes no cuidado com as crianças. Posteriomente, foram realizadas entrevistas com esss mulheres e com seus maridos, respectivamente, afim de pesquisar a leitura que elas e eles fazem de seu relacionamneto com seus filhos.
Os dados coletados levantam a concluir que os sujeitos pesquisados evidenciam, através de seu envolvimento com a criação e o funcionamento da creche e de suas práticas discursivas, uma concepção idealizada de educação, fortemente influenciada pelos valores e modos de vida urbanos, e que não se comprova o discurso do desinteresse desse pais pela educaçãop dos filhos e pelo seu rendimento escolar.
Num priineiro moment to, acoinpai+ham do a łrujctórin de um gnipo de inullieres que sc organizou e crioti tuna creche no bøirro
onde inora, fõi possível constatar o signilicnț ivo *«lncativo desse canpreeiidiiTlento em seas vidus e a.s forints de rclacionainento presentcs no ctiidndo corn as cria•s • Posterionnente, foram rcalizadas eiarcvistas corn essas inulheres c com seus maridos, respcctivainente, n fiin de pesquisar a leitura que cms e eles fazem de seu relaciorainento com sems fillios.
Os dados coletndos levain a concluir que os siijeitos pcsquisa- dos evidenciam, através de seu envolvimciito corn a criaçäo e o fiiiicionamento da creche e de snas práticas discursivas, uma con- cepçäo idcalizodn de educaçfio, fortcinente int4uenciada pelos valores e modos de vida urbaiios, e que não se comprova o discurso do desinteresse desses pais peìa •° °•s fio dos filhos e pelo scu rendiinento escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.