Educação, política e ideologia: análise de algumas propostas educacionais de Francisco Campos

Autores

  • Maria Célia Marcondes de Moraes

Palavras-chave:

Educação, Política, Ideologia

Resumo

Através da análise do discurso de Francisco Campos, o presente estudo se propõe discutir dois aspectos referentes às suas propostas educacionais: a importância da produção e da modernização das elites e de um ponto de partida do conhecimento e do processo educativo. Nesse sentido, a análise acompanha as propostas de Francisco Campos durante sua atuação como Secretário dos Negócios do Interior do Estado de Minas Gerais (1926-1930) e como MInistro  dos Negócios da Educação e da SaúdePública do Governo Provisório (1930-1932). Finalmente, procura indicar como, nesse processo, seus princípios educacionais e pedagógicos estivera, sempre submissos a seu projeto político mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Moraes, . M. C. M. de. (2023). Educação, política e ideologia: análise de algumas propostas educacionais de Francisco Campos. Educação Em Revista, 8(16). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44796