A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa

Autores

  • Maria da Graça Costa Val

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua portuguesa

Resumo

Este texto, síntese teórica de um curso ministrado para professores procura caracterizar o objeto do ensino-aprendizagem do português como sendo a interação linguística, nos processos de produção e recepção de textos orais e escritos. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem como inerlocução e vê a leitura e a produção de textos como interação através da escrita, postulando que, nesse processo interacional, a dimensão pragmática condiciona a dimensão gramatical da linguagem. Procura, então apontar os vários níveis em que se processa o trabalho linguístico do leitor/produtor de textos e discutir as implicações dessa concepção para o ensino da língua materna.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

1.
A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];8(16). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44801