A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa
Keywords:
Ensino-aprendizagem, Língua portuguesaAbstract
Este texto, síntese teórica de um curso ministrado para professores procura caracterizar o objeto do ensino-aprendizagem do português como sendo a interação linguística, nos processos de produção e recepção de textos orais e escritos. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem como inerlocução e vê a leitura e a produção de textos como interação através da escrita, postulando que, nesse processo interacional, a dimensão pragmática condiciona a dimensão gramatical da linguagem. Procura, então apontar os vários níveis em que se processa o trabalho linguístico do leitor/produtor de textos e discutir as implicações dessa concepção para o ensino da língua materna.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.