EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IMAGEM CORPORAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores/as

  • Vitor Alexandre Rabelo de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Felipe Machado Huguenin Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
  • Fabiane Frota da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação (UFRRJ).

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.45025

Palabras clave:

Educação, Corporeidade, Identidade Corporal, Teoria sociocultural, Escolares

Resumen

Este estudo objetiva analisar interfaces entre a Educação Física Escolar, imagem corporal e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da análise crítica deste documento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória por análise documental, cuja análise de conteúdo categorial semântica fora utilizada para a análise de dados. Considerando a BNCC, destaca-se a ausência do termo “imagem corporal”, o que representa que o documento não demarca epistemologicamente o construto. Considerando somente as partes específicas relacionadas às etapas da Educação Básica e à Educação Física, foram encontrados 75 trechos no documento que, embora não citem diretamente o termo imagem corporal, possuem relação com o construto. Esses foram selecionados, analisados e agrupados em quatro categorias: (1) Apresentação, Introdução e Estrutura da BNCC; (2) Educação Infantil; (3) Ensino Fundamental; (4) Ensino Médio. As categorias elencadas permitem a compreensão do “se” e “como” o documento apresenta possibilidades de subsídio para a inserção da temática da imagem corporal nas aulas de Educação Física. Os principais resultados evidenciam que há diferentes trechos nas principais seções de interesse da BNCC que dialogam com a imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar. Todavia, esses são apresentados de forma tímida e restrita, de modo ser possível afirmar que a BNCC é um documento limitado em relação a uma temática de tamanha complexidade na formação humana quanto a analisada neste estudo. Portanto, é de fundamental importância que professores(as), sobretudo, de Educação Física, estejam atentos à imagem corporal, suas implicações no ambiente escolar e sua importância no desenvolvimento do(a) aluno(a).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Graduação em Licenciatura em Educação Física (UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC/UFRRJ). Bolsista CAPES- Demanda Social. 

  • Felipe Machado Huguenin, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Mestre em Ciências com ênfase em Engenharia Biomédica (COPPE-UFRJ, 2011). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (UERJ, 2005)

  • Fabiane Frota da, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação (UFRRJ).

    Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física (UFRRJ) - (2004).

Publicado

2025-12-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IMAGEM CORPORAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . edur [Internet]. 2025 Dec. 18 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45025