A fotografia como fonte histórica: introdução a uma coleção de fotos sobre a Escola do Trabalho
Palavras-chave:
Fotografia, Fonte históricaResumo
Este trabalho é resultado de várias etapas de pesquisa, visando à reconstrução histórica da relação trabalho e educação no pensamento educacional brasileiro, buscando apreender algumas de suas mediações históricas e, finalmente, tentando reconstruir a "escola do trabalho" por meio de fontes documentais escritas, do trabalho de história oral e de fotografias, Neste texto, no primeiro momento, abordamos brevemente algumas mediações históricas da "escola do trabalho" e suas transformações rumo ao modelo industrial. No segundo momento, buscamos aprofundar o uso da fotografia como fonte histórica tendo como referência uma coleção de 95 fotos sobre três escolas do Estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.