Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes

Autores/as

  • Cláudia Martins Cardoso; Geísa Andrade Duarte

Palabras clave:

Propriedades fonológicas, Pré-escolas

Resumen

No presente estudo, a habilidade de crianças entre 3 e  6 anos em desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonológicas da fala foi avaliada através de duas tarefas. Uma delas a tarefa de tamanho de palavras-avaliada a habilidade da criança em compararar pares de palavras quanto ao tamanho, em pares em que o comprimento da palavra e o tamanho do referente eram incogruentes (e.g., trem-telefone). A outra - tarefa de semelhança de palavras - avaliava ahabilidade da criança em identificar, entre duas palavras diferentes, aqulea que parecia uma palavra padrão, enquanto a outra relacionava -se semanticamente a ela. O grupo mais velho de crianças, em fase de alfabetização, foi capaz de desconsiderar o significado em ambasas tarefas. As criançasmais jovens, por outro lado , foram, em geral, mais capazes de desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonolóficas da fala na tarefa de tamanho de palavras. Essa diferença no desempenho das crianaças em idade pré-escolar é interpretada em termos de diferenças no tipo de operação fonológica que as duas tarefas pressupõem.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Cláudia Martins Cardoso; Geísa Andrade Duarte. (2023). Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes. Educação Em Revista, 9(18-19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45074