Os novos modos de regulação das políticas educativas na Europa: da regulação do sistema a um sistema de regulações
Palavras-chave:
Política Educativa, Regulação, Educação ComparadaResumo
O presente artigo tem como principal objectivo analisar uma das dimensões mais significativas das mudanças actuais no domínio das políticas educativas na Europa: a emergência de novos modos de regulação da acção pública, em educação. Com esse fim, utilizarei um modelo analítico em que se interligam cinco dimensões do processo de regulação das políticas educativas: a regulação transnacional, a regulação local, a multi-regulação e a meta-regulação. A partir da caracterização que faço da evolução da regulação nessas diferentes dimensões, será posta em evidência a necessidade de encarar o processo de definição e coordenação das políticas públicas, no domínio da educação, como processo compósito que coloca ao Estado o desafio de assumir a função essencial de regulador das regulações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.