Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações

Autores

  • Francimar Martins Teixeira

Palavras-chave:

Aquisição de Conhecimentos Biológicos, Abordagem Teórica, Abordagem Prototípica

Resumo

Revisamos estudos que apresentam contribuições para o entendimento de como ocorre a estruturação de conhecimentos biológicos na infância. As investigações revisadas são agrupadas em duas abordagens: a primeira atribui a aquisição e a ampliação  de conhecimentos biológicos à identificação de similares e à memorização de informações; a segunda propõe que o conhecimento biológico é uma rede de conhecimentos constituídos por meio de vários processos cognitivos guiados por expectativas, crenças, emoções, valores e consideração ao contexto em que o conhecimento á aplicado. São discutidas as implicações de ambas as abordagens para a prática pedagógica e apontadas necessidades de novas investigações.

 

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];20(39). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158