Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações

Autores

  • Francimar Martins Teixeira

Palavras-chave:

Aquisição de Conhecimentos Biológicos, Abordagem Teórica, Abordagem Prototípica

Resumo

Revisamos estudos que apresentam contribuições para o entendimento de como ocorre a estruturação de conhecimentos biológicos na infância. As investigações revisadas são agrupadas em duas abordagens: a primeira atribui a aquisição e a ampliação  de conhecimentos biológicos à identificação de similares e à memorização de informações; a segunda propõe que o conhecimento biológico é uma rede de conhecimentos constituídos por meio de vários processos cognitivos guiados por expectativas, crenças, emoções, valores e consideração ao contexto em que o conhecimento á aplicado. São discutidas as implicações de ambas as abordagens para a prática pedagógica e apontadas necessidades de novas investigações.

 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Teixeira, F. M. (2023). Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações. Educação Em Revista, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158

Edição

Seção

Artigos