A formação do leitor e os textos de Clarice Lispector

Autores/as

  • Nilson Fernandes Dinis

Palabras clave:

Formação do leitor, Pedagogia da leitura, Práticas de leitura

Resumen

No discurso psicopedagógico atual, a aprendizagem da leitura está condicionada ao desenvolvimento de estruturas cognitivas que possibilitam ao sujeito-leitor a interação com materiais apropriados a sua faixa etária, partindo dos elementos mais simples aos mais complexos. Proposição que seria unânime, não fossem as transformações que a pós-modernidade imprimiu na nossa relação com os livros, desconstruindo  os nossos conceitos de autor, de texto e de leitor. NA literatura brasileira, temos exemplo em Clarice Lispector, cujo estilo tem afastado alguns educadores que acreditam que a leitura da obra dessa autora seja inadequadaao estágio de formação de seus educandos. Mas como explicar a proximidade da obra clariceana com seus leitores? Qual a formação desse leitor? Qual   a importância da instituição escolar como agente formador desse leitor? Os textos de Clarice Lispector se aventuram pelo mundo do inusitado, expõem o leitor ao desconhecido, possibilitando-lhe a vivência de múltiplas formas.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Dinis, . N. F. (2023). A formação do leitor e os textos de Clarice Lispector. Educação Em Revista, 21(42). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45229