O método de projetos na educação profissional: ampliando as possibilidades na formação de competências

Autores

  • Eduardo Fernandes Barbosa
  • Alberto de Figueiredo Gontijo
  • Fernanda Fátima dos Santos

Palavras-chave:

Método de Projetos, Formação de Competências, Educação Profissional, Currículo por Competência

Resumo

Este artigo apresenta práticas inovadoras de ensino no contexto da educação profissional e investiga as possibilidades de aplicação do método de projetos como recurso pedagógico auxiliar no processo de formação de competências. A base experimental da pesquisa realizada - o projeto de reforma curricular de um curso de nível técnico no qual está sendo implantada uma nova organização curricular, a partir das diretrizes que regulam a Educação Profissional no Brasil, desde 1999. As necessidades metodológicas suscitadas pelo modelo de competências são confrontadas com propostas de métodos de projetos, avaliando suas possibilidades para tomar mais eficiente e efetivo o processo de formação de competências. O artigo apresenta o relato de uma experiência bem-sucedida de aplicação deste métodos e discute os principais resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Barbosa, E. F., Gontijo, A. de F., & Santos, F. F. dos. (2023). O método de projetos na educação profissional: ampliando as possibilidades na formação de competências . Educação Em Revista, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45262

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.