O CORPO COMO DISCURSO ENTRE A CAPOEIRA E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GINGAS INTERCULTURAIS POSSÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.46030

Palavras-chave:

Interculturalidade, Capoeira, Educação em Ciências, Decolonialidade

Resumo

O presente artigo teve como objetivo construir gingas interculturais entre o saber tradicional de matriz afro-brasileira e a Educação em Ciências considerando os processos educativos que se expressam a partir do corpo. A ginga é uma representação corpórea que expressa negociação na capoeira. Desse modo, as gingas interculturais constituem-se em diálogos assentados nos marcos teóricos da interculturalidade crítica. Foram delineadas por meio de uma pesquisa realizada em nível de mestrado, numa comunidade remanescente de ancestralidade africana que recebe a intervenção do Sala Verde, uma ação extensionista da Universidade Federal da Bahia no âmbito da Educação em Ciências. O território que vive o processo de certificação quilombola é São Francisco do Paraguaçu (Bahia) e desde 2014 é afetado por tal proposta ancorada nos pressupostos Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os dados empíricos foram construídos mediante entrevistas semiestruturadas com mestres de capoeira da região, a partir de suas marcas discursivas remetentes aos saberes tradicionais afro-brasileiros e pela literatura científica. Lentes que possibilitaram o acompanhamento das mediações pedagógicas realizadas pelo Sala Verde com os moradores locais, no decurso de uma imersão etnográfica amparada em Restrepo (2018). A interface desta relação foi concebida sob o viés do corpo como discurso sócio-histórico nas concepções de Bakhtin (2006), resultando nas gingas interculturais de dissenso que negam a diferença étnico-racial, marcando-a numa base de hierarquização e gingas de consenso que tratam a diferença cultural com reciprocidade.

Biografia do Autor

  • Taryn Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Minas Gerais - Brasil.

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) também vinculado à UFTM. Membra do corpo editorial da Revista Cadernos CIMEAC . Pós-graduada em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto (SP). Possui ampla experiência na área de coordenação pedagógica e como docente nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I nos anos iniciais, atuando na área educacional desde 1995.

     

     

  • Danilo Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores (2014). Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor colaborador, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Também é colaborador voluntário do Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC), associação sem fins lucrativos e de interesse público com enfoque em estudos sobre Educação Popular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e em metodologia de ensino de ciências/biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, educação popular, interculturalidade e decolonidade na educação.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O CORPO COMO DISCURSO ENTRE A CAPOEIRA E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GINGAS INTERCULTURAIS POSSÍVEIS . edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46030

Artigos Semelhantes

1-10 de 787

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.