GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: O QUE DIZEM AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.46659

Palavras-chave:

política educacional, gestão escolar democrática, percepção de professores, rede estadual de ensino de Santa Catarina

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as percepções de professores pertencentes à rede estadual de ensino de Santa Catarina sobre a gestão escolar democrática. Corresponde a um excerto de pesquisa de Doutorado em Educação, cujo problema circundou as percepções de professores de educação básica da referida rede, sobre a gestão democrática, no cotidiano de suas escolas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e quantitativa, com a análise de dados obtidos a partir da aplicação de questionário online, aos docentes da rede estadual de ensino. Contempla também uma discussão das políticas de governo que regulamentam a gestão escolar na rede estadual, o Decreto nº 1.794/2013 (SANTA CATARINA, 2013) e o Decreto nº 194/2019 (SANTA CATARINA, 2019a). Dentre os referenciais teóricos que sustentam a análise, destaca-se Cury (2007), Vieira (2007), Souza (2009; 2012), Lima (2013), que discutem os conceitos atinentes à gestão democrática; Alves (2019), Palú e Petry (2020), problematizam a democracia liberal, que delimita a gestão democrática nas escolas; e consequentemente, compromete o reconhecimento e a paridade participativa (FRASER, 2002; 2006; 2007) dos docentes. Apesar de os resultados indicarem que a gestão democrática se materializa nas escolas estaduais, existem professores que não a reconhecem, o que pode estar associado às sucessivas políticas de governo, que retardam a efetivação de uma gestão escolar democrática.

Biografia do Autor

  • Sandra Maria Zardo Morescho, Estado de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Assistente Técnico-Pedagógico no Estado de Santa Catarina.

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

    Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora PQ/CNPq.

  • Julcemar Bruno Zilli, Universidade de Passo Fundo

    Professor e Doutor da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (UPF) Brasil.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: O QUE DIZEM AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46659

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