INSÓLITO POTIGUAR

ANDANÇAS DO SERTÃO MÍTICO À AULA DE LITERATURA NUMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.47816

Palabras clave:

Conto fantástico, Letramento literário, Estágio docente, Literatura potiguar

Resumen

A operacionalização de elementos fantásticos em narrativas de ficção é recorrente em obras infanto-juvenis, sendo o conto fantástico um gênero literário indicado na BNCC. Este artigo discute a inserção do conto fantástico como objeto de ensino-aprendizagem na sala de aula tanto para impulsionar o letramento literário, considerando a produção literária local, quanto para qualificar a prática docente de língua portuguesa. Com base nessa perspectiva dialógica, o documento aborda o conto fantástico enquanto uma categoria estética e objeto de ensino-aprendizagem para formação literária, a partir de Calvino (2004), Paes (1985), Roas (2014), Todorov (2008), e discute a relevância na educação básica de se trabalhar autor/obra da realidade local da comunidade escolar. Em seguida, exemplifica com uma sequência didática para o sétimo ano do Ensino Fundamental. Proposta executada durante o estágio supervisionado docente, que, segundo Pimenta e Lima (2005/2006), se constitui como uma atividade de pesquisa e reflexão teoria-prática de modo a superar a imitação e instrumentalização técnica e fortalecer a autonomia e ação pedagógica do professor em formação no contexto de sua prática. Como principais resultados, destacam-se: (i) a recepção positiva e engajamento dos alunos nas atividades; (ii) a possibilidade docente de explorar diferentes aspectos do conto em diálogo com narrativas orais partilhadas socialmente; e (iii) a importância da valorização da literatura local no espaço escolar, entendendo-se a proximidade com o autor e o texto como vetores que podem contribuir para a formação estética e ética dos leitores e a prática docente em língua portuguesa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando pelo Programa de P´os-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) na área de Literatura Comparada.

  • Maria Regina Soares Azevedo de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda pelo Programa de P´os-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) na área de Literatura Comparada. 

  • Samia Nascimento Sulaiman , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Educação (USP) e professora do Departamento de Práticas Educacionais e Curr´ículo do Centro de Educação (UFRN). 

Publicado

2025-12-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
INSÓLITO POTIGUAR: ANDANÇAS DO SERTÃO MÍTICO À AULA DE LITERATURA NUMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE. edur [Internet]. 2025 Dec. 18 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47816