NOVOS RISCOS E CAPTURAS AOS DIREITOS HUMANOS E INTERESSES DAS CRIANÇAS

O CASO DO BRASIL COMO ALERTA ÀS DEMOCRACIAS

Autores

Palavras-chave:

novas direitas, militarismos, melhor interesse, direitos humanos das crianças, subjetividades

Resumo

Neste ensaio, é apresentado um mapeamento cartográfico (de processos, eventos, fluxos e afetos como linhas de força em um território), considerando o fortalecimento do espectro político das direitas radicais e consequentes retrocessos e subversões adultocêntricas nos significados de “melhor interesse” das crianças, centralmente. São discutidos alguns acontecimentos noticiados pelas mídias tradicionais/sociais, casos de violência entre crianças devido à disputa eleitoral para a Presidência da República, violência física de adultos contra crianças também por motivos políticos, além de outros casos que evidenciam uma política autoritária de subjetivação em ascensão e mudanças na dinâmica cultural. Os acontecimentos e as análises tecidas, a partir dos atravessamentos do militarismo sobre as subjetividades infantis, convergem no sentido de nos alertar para que as crianças passem a nos guiar nestas iminentes tarefas civilizatórias e epistemológicas. É possível que sigamos por esses caminhos, por meio de teorias relacionais e também por meio de nossos afetos como pesquisadores/as.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Andreia de Matos Lins, Faculdade de Educação da UNICAMP

Professora Doutora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa INDDHU - Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (CNPq). 

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

de Matos Lins, H. A. (2024). NOVOS RISCOS E CAPTURAS AOS DIREITOS HUMANOS E INTERESSES DAS CRIANÇAS: O CASO DO BRASIL COMO ALERTA ÀS DEMOCRACIAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47990

Edição

Seção

Palavra Aberta