Maria Helena Novaes:

REFLEXÕES SOBRE CRIATIVIDADE ENTRE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE (DÉCADA DE 1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48318

Palavras-chave:

Maria Helena Novaes, história da educação em arte, psicologia da educação, criatividade

Resumo

Este artigo analisa a trajetória da psicóloga Maria Helena Novaes e suas relações com os projetos de educação em arte em discussão no contexto brasileiro da década de 1970. Dialogando com as reflexões de Levi e Bourdieu, o foco incide sobre seu percurso biográfico e respectivos campos de atuação, bem como sobre as principais produções, especialmente aquelas que se relacionam à arte e à criatividade no contexto educacional, utilizando, como fontes privilegiadas, textos publicados no jornal Arte & Educação e seu livro Psicologia da Criatividade. Num momento em que a busca do desenvolvimento da psicologia era objeto de diversos campos do conhecimento, ela se engajou no debate e nas ações para o estabelecimento da psicologia escolar, em prol da arte na educação e na defesa da criatividade como elemento essencial para a formação humana. Atuando em favor do desenvolvimento da criatividade na formação docente por meio de cursos, palestras e diversos escritos num momento em que ainda não havia formação superior consolidada nas áreas de ensino de arte e mesmo de psicologia, a educadora inseriu-se nos projetos de educação em arte e assumiu o papel de intervenção no campo educacional brasileiro.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dulce Regina Baggio Osinski, Universidade Federal do Paraná

    Artista plástica e pesquisadora formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1983), com pós-graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia (1985-1987), Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Intelectual da Educação (GPHIE).  Possui publicações nas áreas de Arte e Educação, com ênfase em História da Educação.

     

  • Jacyara Batista Santini, UFPR - Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação - linha de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Mestre em Educação - linha de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2016). Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2010). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP/UNESPAR (2008). Integrante do Grupo de Pesquisa em História, Intelectuais e Educação (GPHIE) na Universidade Federal do Paraná - UFPR, desde 2013. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e de Práticas Educativas - NUHFOPE, desde 2014. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) desde 2014.

Publicado

02-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Maria Helena Novaes: : REFLEXÕES SOBRE CRIATIVIDADE ENTRE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE (DÉCADA DE 1970). edur [Internet]. 2º de setembro de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48318