Maria Helena Novaes:
REFLEXÕES SOBRE CRIATIVIDADE ENTRE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE (DÉCADA DE 1970)
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48318Palavras-chave:
Maria Helena Novaes, história da educação em arte, psicologia da educação, criatividadeResumo
Este artigo analisa a trajetória da psicóloga Maria Helena Novaes e suas relações com os projetos de educação em arte em discussão no contexto brasileiro da década de 1970. Dialogando com as reflexões de Levi e Bourdieu, o foco incide sobre seu percurso biográfico e respectivos campos de atuação, bem como sobre as principais produções, especialmente aquelas que se relacionam à arte e à criatividade no contexto educacional, utilizando, como fontes privilegiadas, textos publicados no jornal Arte & Educação e seu livro Psicologia da Criatividade. Num momento em que a busca do desenvolvimento da psicologia era objeto de diversos campos do conhecimento, ela se engajou no debate e nas ações para o estabelecimento da psicologia escolar, em prol da arte na educação e na defesa da criatividade como elemento essencial para a formação humana. Atuando em favor do desenvolvimento da criatividade na formação docente por meio de cursos, palestras e diversos escritos num momento em que ainda não havia formação superior consolidada nas áreas de ensino de arte e mesmo de psicologia, a educadora inseriu-se nos projetos de educação em arte e assumiu o papel de intervenção no campo educacional brasileiro.
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